Determinação de ânions: construção de uma ferramenta interativa para auxiliar nas aulas de química analítica qualitativa experimental.
Abstract
As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) são ferramentas que
utilizam sinais digitais que convertem uma informação em dados binários e vice-
versa. O uso de TDIC pode tornar mais dinâmico o processo de ensinoaprendizagem
em Química Analítica Qualitativa, componente curricular responsável por apresentar
métodos analíticos para a identificação da composição de amostras. A determinação
de ânions, no IFRJ campus Duque de Caxias, é dividida em dois momentos, onde o
primeiro é dedicado à realização dos ensaios preliminares e o segundo compreende
os ensaios específicos. Nos ensaios preliminares são coletadas as informações que
serão utilizadas na definição da matriz de possibilidades, considerandose o universo
analítico em estudo. Após a obtenção da matriz de possibilidades são realizados os
ensaios específicos e, por fim, obtémse o laudo da amostra. Neste processo, a
organização e triagem dos dados experimentais obtidos nos ensaios preliminares
consome um tempo, que poderia ser melhor utilizado na realização dos ensaios
específicos, principalmente, na análise de amostras que são instrumentos de
avaliação final na disciplina de Química Analítica Qualitativa. Assim, este trabalho
visou a construção de uma planilha eletrônica interativa para auxiliar na determinação
de ânions, realizando de forma mais rápida a triagem dos íons para obtenção da
matriz de possibilidades. Professores de química analítica do IFRJ, foram convidados
a avaliar a ferramenta por meio de um questionário online. Para tal, foi elaborado um
documento para apresentação dos procedimentos experimentais realizados na
determinação de ânions, nas aulas de Química Analítica Qualitativa do IFRJ campus
Duque de Caxias, a fim de indicar os parâmetros utilizados para o desenvolvimento
e uso da ferramenta. A ferramenta caracterizouse como inovadora por utilizar
recursos digitais, ainda não utilizados no ensino de química analítica qualitativa para
auxiliar a identificação de ânions em aulas experimentais, por meio da TDIC.