O uso de modelos didáticos do sistema circulatório humano por meio de uma sequência de ensino por investigação : uma proposta para o ensino de biologia em uma turma do 3º ano do ensino médio
Resumen
Esta pesquisa busca apresentar uma contribuição para o ensino de ciências e
biologia, utilizando-se da aprendizagem investigativa e da construção de modelos
didáticos para o ensino do sistema circulatório humano na educação básica. A
motivação deste estudo partiu da necessidade apresentada por alguns estudantes em
compreender anatomia e fisiologia desse sistema e construção dos conceitos
trabalhados em sala de aula, além da escassez de material adequado nas escolas. O
uso de modelos didáticos por meio de uma Sequência de Ensino por Investigação
(SEI) apresenta-se como uma proposta para responder a essa necessidade. Oobjetivo
deste estudo foi desenvolver uma SEI, produto educacional dessa dissertação,
utilizando a construção de modelos didáticos, de forma a fomentar autonomia,
reflexão, pensamento crítico, tomada de decisão, proposições e explicações por parte
dos estudantes. O trabalho foi desenvolvido com alunos do 3º ano do ensino médio
de uma escola pública estadual na cidade do Rio de Janeiro (RJ). A SEI compreendeu
um conjunto de sete atividades, em que foram gerados os dados, e analisados
considerando as respostas dos alunos nessas atividades, as observações do
pesquisador, as interações em sala aula e as produções dos alunos ao longo da
sequência desenvolvida. Tivemos como resposta à nossa pergunta de pesquisa a
participação ativa dos estudantes na construção do conhecimento, atuando de forma
crítica, reflexiva e autônoma. Por meio das análises, foi possível perceber que as
atividades investigativas, propostas na SEI, contribuíram para o ensino do sistema
circulatório. Facilitando o entendimento dos conceitos de anatomiae fisiologia desse
sistema, diminuindo o nível de abstração, valorizando as ideias e conhecimentos
prévios dos alunos, proporcionando o raciocínio crítico por meio de questões
desafiadoras, motivando e despertando a criatividade. Neste trabalho,percebemos o
potencial dessa abordagem para a superação das dificuldades, de alunos e
professores, em aprender e ensinar conceitos científicos relativos ao sistema
circulatório. Dessa maneira, entendemos que esta Sequência de Ensino Investigativo
pode contribuir para aumentar o repertório de práticas e saberes dos professores.