Análise de rótulo de alimento tipo “hambúrguer” vegetariano
Resumo
Com o mundo cada vez mais rápido e tecnológico surge a necessidade de produtos
alimentícios que se adequem a esse modo de vida, e a procura por alimentos industrializados
em preparações prontas ou semiprontas é cada vez mais crescente no dia a dia das pessoas.
Além disso, a busca por uma melhor qualidade de vida e conscientização ambiental são
temáticas que estão levando a mudanças alimentares, como a adoção de uma dieta
vegetariana. O hambúrguer é um alimento de fácil acesso em redes de mercados, lanchonetes
e restaurantes, sendo popular nesses estabelecimentos. Diante desse cenário, para atender
a demanda dos consumidores vegetarianos, o mercado alimentício vem crescendo, assim
como as pesquisas para o desenvolvimento de produtos vegetarianos que forneçam igual
qualidade e praticidade aos produtos convencionais, incluindo os análogos à carne animal. O
principal meio de comunicação entre o setor industrial e os consumidores se dá através do
rótulo, que deve apresentar informações obrigatórias e facultativas, de forma clara e objetiva,
de modo a auxiliar o consumidor. Um obstáculo que ainda se encontra é a falta de uma
certificação e legislação específica sobre a rotulagem desses produtos vegetarianos ou plantbased, onde indústrias se baseiam em legislações de produtos comercializados de origem
animal. Com isso esse trabalho, através de um estudo analítico observacional transversal
analisou doze rótulos de hambúrgueres vegetarianos industrializados e comercializados em
supermercados da cidade do Rio de Janeiro, a fim de verificar se apresentam todas as
informações exigidas pelas legislações vigentes e avaliar se as informações descritas nos
rótulos estão de forma correta e clara para o consumidor. Após a análise foi possível identificar
que alguns rótulos se encontram em desacordo com algumas destas legislações. Contudo, é
importante destacar a importância da criação de uma regulamentação sobre rotulagem para
produtos destinados ao público vegetariano, de maneira que as informações facilitem o
entendimento por parte deste consumidor, assim como reforçar as ações de fiscalização dos
rótulos.