"Era uma vez... Ei! Cadê eu" - Percepções de Letramento Racial Crítico em livros de literatura infantil ofertadas pelo PNLD
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Data
2021Autor
Melo, Hellen Christina Azedias de
Metadata
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A atual pesquisa teve como objetivo analisar livros paradidáticos infantis para investigar de que
maneira a literatura infantil, ofertada pelo Programa Nacional do Livro Didático, pode
contribuir para a construção de referências para crianças negras. A investigação aconteceu no
âmbito da educação infantil, e desenvolveu uma reflexão acerca das percepções e possíveis
caminhos no campo do letramento racial crítico para efetivação de uma educação antirracista.
Esta investigação surgiu a partir da observação, em minha experiência enquanto professora, da
escassez de literaturas infantis que apresentem personagens e narrativas que abarquem negros
e negras e as temáticas afrobrasileiras e africanas. Para a análise das literaturas, realizei uma
pesquisa qualitativa e revisão bibliográfica com base em autores que debatem raça e racismo
(MUNANGA, 2003; 2005; ALMEIDA, 2019), literatura e letramentos (FERREIRA, 2015),
com o intuito de criar subsídios teórico-metodológicos para uma prática pedagógica antirracista.
A partir da análise proposta foi constatada uma real escassez de literaturas que possibilitassem
conexões com a realidade infantil e também nenhuma representatividade de autores negros e
livros com temáticas raciais. Sendo assim, torna-se necessário e urgente que mais e mais
pessoas se apropriem das percepções de Letramento Racial Crítico de modo a lutarmos
diariamente para que nossa prática seja efetiva para uma educação antirracista.