A química da arte : uma aula de pintura para a contextualização do ensino de química
Resumo
A arte tem grande importância no cotidiano humano, principalmente por conta da liberdade de expressão sentimental que ela proporciona a cada indivíduo. Sendo assim, esse trabalho teve como objetivo relacionar o conteúdo de soluções químicas com a arte para que os educandos adquirissem a percepção de que a química está conectada a outras disciplinas, e também para que possam valorizar a importância artística no desenvolvimento humano. Para isso, foi utilizada uma metodologia interdisciplinar, de ação epistemológica, onde ocorreu a proposta do diálogo entre conhecimentos científicos como as artes, filosofia, história e química e os conhecimentos empíricos que são aqueles que contam com a ausência de comprovação científica, como as tradições de sabedoria. A proposta contou com duas aplicações, a primeira presencial e a segunda de forma remota por conta da pandemia. A partir de uma metodologia simples, e com materiais facilmente encontrados, foi demonstrado que é possível trabalhar uma aula mais dinâmica, interessante ao aluno e motivadora. Frente a isto, não basta depositar de forma isolada uma unidade do conhecimento, é necessário reconhecer a importância individual de cada unidade curricular, entretanto, deve-se trabalhar o conhecimento de forma ampla, relacionando-o com diversas áreas do saber, abrindo o campo de visão do discente para que ele compreenda que o conhecimento não se trata de caixas isoladas, mas sim de uma rede de informações, onde ocorre um grande fluxo de conexões entre elas.
Collections
Itens relacionados
Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.
-
Racismo Ambiental no Ensino de Química: Produção de recursos didáticos acessíveis para alunos com deficiência visual
Nascimento, Camila de Faria (IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2023)A deficiência visual é aquela com maior predominância na população brasileira. Alunos com deficiência visual têm direito a uma educação inclusiva e para isso de fato acontecer, necessitam de infraestrutura escolar no que ... -
Produção e aplicação de material didático para alunos com deficiênica visual
Pereira, Flávia de Almeida (IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2021)Nos últimos anos, pesquisadores da área de Educação vêm desenvolvendo novas metodologias de ensino para permitir uma Educação Inclusiva a alunos que possuem quaisquer tipos de deficiência. Quando trabalhada pelo professor ... -
Estudos de caso aplicados ao ensino de química : guia didático destinado a professores do ensino médio
Santos, Brenda Silva dos (IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2021)Ainda é muito comum observar a distância da química da sala de aula e a química presente em situações recorrentes do dia a dia. Essa distância se forma através de aulas que visam somente a transmissão do conhecimento, ...