O olhar docente sobre o uso das novas tecnologias como ferramenta didática pedagógica na educação infantil durante a pandemia do novo corona vírus.
Abstract
O trabalho em questão consiste em uma pesquisa sobre a opinião dos professores da educação infantil acerca das novas tecnologias e a importância de uma formação continuada, principalmente durante o período da Pandemia do novo Coronavírus. A primeira fase da pesquisa englobou a aplicação de um questionário realizado no início de2021 em uma escola municipal de Niterói, localizada no estado do Rio de Janeiro. A segunda fase da pesquisa contou com a oferta de um curso de capacitação com a finalidade de potencializar a formação continuada desses profissionais. A metodologia utilizada nesta investigação está baseada nos princípios interativos de uma pesquisa ação e tem como objetivo geral analisar o olhar docente diante das TICs no cotidiano da Educação Infantil. O objetivo central deste trabalho é compreender a importância das novas tecnologias na sociedade atual, problematizar as questões envolvidas em uma inclusão digital plena e ampla de forma que possibilite a emancipação social e pessoal, tanto para os alunos quantos para os docentes. Alguns resultados foram alcançados, na medida em que o grupo passou a relevar a importância das TICs dentro do ambiente educacional e perceberam o potencial pedagógico de tais ferramentas.