Multidisciplinar: Recent submissions
Now showing items 1-20 of 112
-
Reflexões na formação de professores: as possibilidades dos museus e centros de ciências
(IFRJ Campus Nilópolis, 2021)Produto educacional da dissertação: Museus, centros de ciências e formação inicial de professores: contribuições da prática de mediação realizada no Museu Ciência e Vida. Orientação: Maylta Brandão dos Anjos. 2021. 116 f. ... -
Museus, centros de ciências e formação inicial de professores: contribuições da prática de mediação realizada no Museu Ciência e Vida
(IFRJ Campus Nilópolis, 2021)A presente pesquisa visa investigar as contribuições da prática de mediação no Museu Ciência e Vida – MCV – para a prática docente dos futuros professores. Consideramos que os mediadores, que em sua parte são alunos de ... -
Link canal Educação Ambiental para Iniciantes
(IFRJ Campus Nilópolis, 2021)Produto educacional da dissertação: Educação ambiental crítica com atividades participativas no ensino médio: reflexões a partir de um conflito socioambiental na Baixada Fluminense-RJ. Orientação: Alexandre Maia do Bomfim. ... -
Educação ambiental crítica com atividades participativas no ensino médio: reflexões a partir de um conflito socioambiental na Baixada Fluminense-RJ
(IFRJ Campus Nilópolis, 2021)Educação ambiental crítica com atividades participativas no ensino médio: reflexões a partir de um conflito socioambiental na Baixada Fluminense-RJ -
Ciências no mundo de Berta: guia de abordagem pedagógica para professores da primeira etapa da educação básica
(IFRJ - Campus Nilópolis, 2022)Produto educacional da tese Possibilidades de ações a partir do livro "NO mundo de Berta": diálogos com a lei 11.645/08 e as ciências na educação infantil. Orientação: Giselle Rôças; Coorientação: Maylta Brandão dos Anjos, ... -
Possibilidades de ações a partir do livro "No mundo de berta": Diálogos com a lei 11.645/08 e as ciências na educação infantil
(IFRJ - Campus Nilópolis, 2022)A proposta da contação/mediação de histórias atrelada aos temas das ciências na educação infantil e nas exigências da Lei 11.645/08 é o caminho que guia esta tese. As histórias literárias permeiam o universo docente, auxiliam ... -
Curso de formação em educação de jovens e adultos: ênfase na aprendizagem significativa
(IFRJ - Campus Nilópolis, 2022)Produto educacional da tese Formação de professores de ciências e a educação de jovens e adultos: desafios, perspectivas e experiências no IFRJ. Orientação: Valéria da Silva Vieira; 2022. 6 f. Tese (Doutorado Profissional ... -
Formação de professores de ciências e a educação de jovens e adultos: desafios, perspectivas e experiências no IFRJ
(IFRJ - Campus Nilópolis, 2022)A essência da Educação de Jovens e Adultos é ser uma modalidade de ensino que prevê a garantia do direito à educação a todos aqueles que não conseguiram concluir a Educação Básica na etapa regular de ensino, sendo, assim, ... -
Nota técnica para orientar grupos de trabalho para revisão de PPC e matriz curricular de licenciaturas em matemática
(IFRJ Campus Nilópolis, 2021)Produto educacional da dissertação A formação de professores em matemática no IFRJ: com a palavra o nosso egresso. Orientação: Giselle Rôças ; Coorientação: Denise Figueira-OLiveira. 2021. 84 f. Dissertação (Mestrado ... -
A formação de professores em matemática no IFRJ: com a palavra o nosso egresso
(IFRJ Campus Nilópolis, 2021)O objetivo desta pesquisa foi o de investigar, junto aos egressos das licenciaturas em matemática do IFRJ, a respeito das suas impressões sobre a formação inicial para o ensino da matemática. O desenvolvimento metodológico ... -
Ambientaç@o : Sociedade, Tecnologia, Ambiente e Ação
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2024)Produto educacional da tese: TRAJANO, Silvia Cristina de Souza. Formação de educadores e a transversalidade da educação ambiental : o site como recurso digital de ensino, organização, divulgação e reflexão socioambiental. ... -
Aventuras bem medidas! [Livro eletrônico]: guia didático de educação financeira escolar sustentável
(IFRJ, Campus Nilópolis, 2024)Produto educacional da tese: SANTOS, Barbara Cristina Mathias dos. Educação financeira escolar e sustentável: um guia didático para os anos iniciais do ensino fundamental. Orientação: Alexandre Lopes de Oliveira. 2024. 156 ... -
Educação financeira escolar e sustentável : um guia didático para os anos iniciais do ensino fundamental
(IFRJ, Campus Nilópolis, 2024)Esta tese, intitulada 'Educação Financeira Escolar Sustentável: Um guia didático para os anos iniciais do ensino fundamental' tem como objetivo geral explorar as dimensões didático-pedagógicas envolvidas na formação ... -
Professor coformador e identidade docente : aspectos formativos e professores de Ciências
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2024)Produto educacional da tese: SANTOS, Victor Hugo Paes de Magalhães dos. A construção da identidade docente do futuro professor de química do IFRJ-Nilópolis por meio de Estágio Supervisionado. Orientador: Denise Leal de ... -
A construção da identidade docente do futuro professor de química do IFRJ-Nilópolis por meio do Estágio Supervisionado
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2024)Nesta tese de doutorado analisamos de que forma o Estágio Supervisionado e a Residência Pedagógica se constituem como elementos fundamentais para a construção da Identidade docente do professor de química no IFRJ-Nilópolis, ... -
Cientistas do amanhã : o clube de ciências da FAETEC motivando jovens mulheres para a ciência
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2024)Produto educacional da tese: SIMÕES, Roberta. Pode menina aqui?: a comunicação científica por meio de clubes de ciências para o despertar feminino para as ciências. Orientador: Giselle Rôças de Souza Fonseca. 2024. 116 f. ... -
Pode menina aqui? : a comunicação científica por meio de clubes de ciências para o despertar feminino para as ciências
(IFRJ Campus Nilópolis, 2024)Esta pesquisa apresenta uma investigação sobre as contribuições dos clubes de ciências para a comunicação científica entre estudantes, de forma a incluir e despertar jovens mulheres para a participação na ciência. Para ... -
Atividades lúdicas: sistemas humanos em ação
(IFRJ Campus Nilópolis, 2024)Produto educacional da tese: CUNHA, Elisangela de Souza. O uso da Webquest associada à ludicidade com ênfase nos sistemas humanos para discentes do 8º ano do ensino fundamental. Orientação: Valéria da Silva Vieira. 2024. ... -
O uso da Webquest associada à ludicidade com ênfase nos sistemas humanos para discentes do 8º ano do ensino fundamental
(IFRJ Campus Nilópolis, 2024)Com o intuito de promover ações que engajem a comunidade escolar, esta tese propõe o uso de metodologias diferenciadas para despertar o interesse e incentivar o envolvimento dos alunos no contexto educacional. O estudo, ... -
Formação de educadores e a transversalidade da educação ambiental : o site como recurso digital de ensino, organização, divulgação e reflexão socioambiental
(IFRJ Campus Nilópolis, 2024)O objetivo da pesquisa é contribuir com a formação docente e de Educadores, ampliando o espaço de discussão com o auxílio das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, despertando, os estudantes para as concepções ...