• português (Brasil)
    • English
    • español
  • español 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
Listar Ciências Biológicas fecha de publicación 
  •   DSpace Principal
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
  • Ciências Biológicas
  • Listar Ciências Biológicas fecha de publicación
  •   DSpace Principal
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
  • Ciências Biológicas
  • Listar Ciências Biológicas fecha de publicación
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Listar Ciências Biológicas por fecha de publicación

Ordenar por:

Orden:

Resultados:

Mostrando ítems 1-17 de 17

  • título
  • fecha de publicación
  • fecha de envío
  • ascendente
  • descendente
  • 5
  • 10
  • 20
  • 40
  • 60
  • 80
  • 100
    • Análise do envolvimento da fosfatase neutra extracelular na formação de biofilme monoespecífico de staphylococcus spp. 

      Campos, Aline de Oliveira; Majerowicz, Thaís Souza Silveira (IFRJ - CAMPUS RIO DE JANEIRO, 2016-02)
      Algumas espécies do gênero Staphylococcus possuem a capacidade de formação de biofilme, uma matriz extracelular composta principalmente por polissacarídeos, que confere proteção a essas bactérias. A proteína de adesão ...
    • Validação funcional dos sítios de fosforilação regulados pela via de resposta ao dano no DNA em condição de estresse de replicação 

      Silva, Stefany Cristine Rodrigues da; Oliveira, Francisco Meirelles Bastos de (IFRJ - CAMPUS RIO DE JANEIRO, 2018)
      A via de resposta ao dano de DNA (RDD) é importante no monitoramento de estruturas aberrantes de DNA. Em células humanas, a via de RDD é regulada pelas quinases ATM, ATR, Chk1 e Chk2. Em Saccharomyces cerevisiae, essas ...
    • Identificação molecular dos pequenos mamíferos não-voadores dos campos de altitude do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, Rio de Janeiro 

      Dutra, Patrícia dos Santos Lima; Loh, Roberta Kuan Tchuen de Mello (IFRJ - CAMPUS RIO DE JANEIRO, 2019)
      Atualmente, os remanescentes naturais da Mata Atlântica correspondem a cerca de 12% da sua cobertura original. Contudo, ela ainda é considerada como um dos 25 hotspots de biodiversidade mundiais, e particularmente uma ...
    • Avaliação do potencial citotóxico de um grupo de quinazolinonas produzidas no IFRJ em células vero in vitro 

      Menengat, Talita Alves; Ponte, Cristiano Gonçalves (IFRJ - CAMPUS RIO DE JANEIRO, 2019)
      O cultivo de células é uma prática existente há muitas décadas e seu desenvolvimento técnico foi fundamental para pesquisa com células-tronco, órgãos em 3D, áreas biomédicas, produção de fármacos, dentre muitas outras. ...
    • Avaliação da imobilização de bactérias lácticas em bagaço de malte. 

      Pereira, Ana Carolina de Souza; Mathias, Thiago Rocha dos Santos (IFRJ - CAMPUS RIO DE JANEIRO, 2019-06)
      A indústria cervejeira gera cerca de 45 milhões de toneladas de resíduos cervejeiros sólidos anualmente. O aproveitamento desses resíduos é necessário para que não ocorra um grande impacto ambiental, uma vez que sua rica ...
    • CONTO DOS ANIMAIS: História de animais do Zoológico Municipal de Volta Redonda como ferramenta de educação ambiental 

      Silva, Millene Cristina de Oliveira da (IFRJ - CAMPUS PINHEIRAL, 2023)
      RESUMO A exposição de animais tem uma longa história em vários contextos sociais, inicialmente centrada na utilidade, demonstrando poder ou entretenimento. Contudo, a partir da segunda metade do século XX, os zoológicos ...
    • O processo de ensino e aprendizagem da disciplina de biologia com base na perspectiva de alunos com deficiência auditiva no município de Volta Redonda 

      Souza, Nayara Cristina Da Silva Costa De (IFRJ - CAMPUS PINHEIRAL, 2023)
      RESUMO A educação inclusiva de alunos surdos é um processo que busca proporcionar oportunidades educacionais equitativas e acessíveis a todos, independentemente de suas habilidades auditivas. O objetivo principal é integrar ...
    • Implementação de um jardim sensorial no IFRJ campus Pinheiral como ambiente inclusivo e de ensino não formal de Ciências e Biologia 

      Souza, Letícia Miguel Machado de (IFRJ - CAMPUS PINHEIRAL, 2023)
      RESUMO No Instituto Federal do Rio de Janeiro campus Pinheiral (IFRJ CPIN) são realizadas atividades mobilizadoras socioculturais visando uma relação transformadora e integradora entre a instituição de ensino e a ...
    • Educação Ambiental do macro ao micro por meio de um Jardim Sensorial: Do período de pandemia às atividades presenciais. 

      Corrêa, Frederick Gregorio (IFRJ - CAMPUS PINHEIRAL, 2023)
      RESUMO Devido ao fechamento das instituições de ensino presenciais, decorrente do distanciamento social ocasionado pela pandemia da covid 19, adaptação para o processo de ensino e aprendizagem, como as Atividades ...
    • Aprendizagem baseada em projetos: Relato de experiência em uma turma de ensino fundamental II 

      Lima, Juliana Aparecida de Oliveira (2023)
      RESUMO Este trabalho tem como objetivo narrar uma experiência sobre a aplicação da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) para uma turma de 8º ano do ensino fundamental de uma escola pública do Município de Pinheiral - ...
    • Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) como instrumento pedagógico contextualizado ao território 

      Keller, Gabriela Maia; Vieira, Vitória de Souza (IFRJ - CAMPUS PINHEIRAL, 2025)
      RESUMO As Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC), historicamente invisibilizadas, emergem como instrumento valioso para a construção de estratégias alimentares mais justas e sociobiodiversas. No contexto educacional, ...
    • Avifauna do IFRJ Campus Pinheiral como Ferramenta Educacional 

      FIGUEIREDO, Clara Lima Cavalcante de (IFRJ - CAMPUS PINHEIRAL, 2025)
      O Brasil possui ocorrência de 1.971 espécies de aves, porém 256 espécies estão ameaçadas de extinção. As principais ameaças às aves são o desmatamento e a fragmentação de habitats procedentes de atividades antrópicas. No ...
    • Democratizando a Ciência : Oficina Microscopia Caseira como Instrumento Pedagógico para uma Educação Ambiental Decolonial e Sustentável 

      Oliveira, Ítalo Martins de (IFRJ - CAMPUS PINHEIRAL, 2025)
      RESUMO O Instituto Federal do Rio de Janeiro campus Pinheiral (IFRJ CPIN) está localizado em uma região historicamente marcada pela escravização e pelo desmatamento da Mata Atlântica, No IFRJ CPIN, o Laboratório Espaço ...
    • Análises Microbiológicas do Leite Cru como Ferramenta Didática Interdisciplinar no Curso Técnico em Agroindústria Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal do Rio de Janeiro – Campus Pinheiral. 

      Silva, Bianca de Almeida; Corrêa, Lucas Willian de Oliveira (IFRJ - CAMPUS PINHEIRAL, 2025)
      RESUMO O ensino de microbiologia apresenta desafios, especialmente quando se busca contextualizar os conteúdos teóricos de maneira prática, fazendo com que muitos alunos enfrentem dificuldades em compreender conceitos ...
    • DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO DE BIOLOGIA: LACUNAS CURRICULARES E FORMAÇÃO DOCENTE 

      Silva, Andreza Regina Santiago da; Lima, Denise Sampaio de Paula Pilad (IFRJ - CAMPUS PINHEIRAL, 2025)
      RESUMO A inclusão escolar é um desafio que vai além da sala de aula, sendo frequentemente limitada pela falta de recursos e formação adequada dos professores. Durante o estágio em Biologia, observou-se uma discrepância ...
    • ENRIQUECIMENTO AMBIENTAL DO MACACO-PREGO (Sapajus sp.) NO ZOOLÓGICO MUNICIPAL DE VOLTA REDONDA: UMA CARTILHA EDUCATIVA. 

      Silva, Nathália Alves (IFRJ - CAMPUS PINHEIRAL, 2025)
      RESUMO O macaco-prego, um primata neotropical da família Cebidae, destaca-se por sua inteligência e adaptabilidade, apresentando características como a diferença de tamanho entre machos e fêmeas e uma dieta composta ...
    • JOGO DIDÁTICO COMO FACILITADOR DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM CITOLOGIA 

      Carmo, Ayla Guerra do; Silva, Lídia Zanute Marques da (IFRJ - CAMPUS PINHEIRAL, 2025)
      Resumo O ensino de Ciências Biológicas, especialmente em Citologia, enfrenta desafios à abstração de conceitos e à falta de engajamento dos estudantes. Os jogos didáticos surgem como uma alternativa promissora para tornar ...

      DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
      Contacto | Sugerencias
      Theme by 
      Atmire NV
       

       

      Listar

      Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMateriasEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMaterias

      Mi cuenta

      AccederRegistro

      DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
      Contacto | Sugerencias
      Theme by 
      Atmire NV