Browsing Ciências Biológicas by Issue Date
Now showing items 1-17 of 17
-
Análise do envolvimento da fosfatase neutra extracelular na formação de biofilme monoespecífico de staphylococcus spp.
(IFRJ - CAMPUS RIO DE JANEIRO, 2016-02)Algumas espécies do gênero Staphylococcus possuem a capacidade de formação de biofilme, uma matriz extracelular composta principalmente por polissacarídeos, que confere proteção a essas bactérias. A proteína de adesão ... -
Validação funcional dos sítios de fosforilação regulados pela via de resposta ao dano no DNA em condição de estresse de replicação
(IFRJ - CAMPUS RIO DE JANEIRO, 2018)A via de resposta ao dano de DNA (RDD) é importante no monitoramento de estruturas aberrantes de DNA. Em células humanas, a via de RDD é regulada pelas quinases ATM, ATR, Chk1 e Chk2. Em Saccharomyces cerevisiae, essas ... -
Identificação molecular dos pequenos mamíferos não-voadores dos campos de altitude do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, Rio de Janeiro
(IFRJ - CAMPUS RIO DE JANEIRO, 2019)Atualmente, os remanescentes naturais da Mata Atlântica correspondem a cerca de 12% da sua cobertura original. Contudo, ela ainda é considerada como um dos 25 hotspots de biodiversidade mundiais, e particularmente uma ... -
Avaliação do potencial citotóxico de um grupo de quinazolinonas produzidas no IFRJ em células vero in vitro
(IFRJ - CAMPUS RIO DE JANEIRO, 2019)O cultivo de células é uma prática existente há muitas décadas e seu desenvolvimento técnico foi fundamental para pesquisa com células-tronco, órgãos em 3D, áreas biomédicas, produção de fármacos, dentre muitas outras. ... -
Avaliação da imobilização de bactérias lácticas em bagaço de malte.
(IFRJ - CAMPUS RIO DE JANEIRO, 2019-06)A indústria cervejeira gera cerca de 45 milhões de toneladas de resíduos cervejeiros sólidos anualmente. O aproveitamento desses resíduos é necessário para que não ocorra um grande impacto ambiental, uma vez que sua rica ... -
CONTO DOS ANIMAIS: História de animais do Zoológico Municipal de Volta Redonda como ferramenta de educação ambiental
(IFRJ - CAMPUS PINHEIRAL, 2023)RESUMO A exposição de animais tem uma longa história em vários contextos sociais, inicialmente centrada na utilidade, demonstrando poder ou entretenimento. Contudo, a partir da segunda metade do século XX, os zoológicos ... -
O processo de ensino e aprendizagem da disciplina de biologia com base na perspectiva de alunos com deficiência auditiva no município de Volta Redonda
(IFRJ - CAMPUS PINHEIRAL, 2023)RESUMO A educação inclusiva de alunos surdos é um processo que busca proporcionar oportunidades educacionais equitativas e acessíveis a todos, independentemente de suas habilidades auditivas. O objetivo principal é integrar ... -
Implementação de um jardim sensorial no IFRJ campus Pinheiral como ambiente inclusivo e de ensino não formal de Ciências e Biologia
(IFRJ - CAMPUS PINHEIRAL, 2023)RESUMO No Instituto Federal do Rio de Janeiro campus Pinheiral (IFRJ CPIN) são realizadas atividades mobilizadoras socioculturais visando uma relação transformadora e integradora entre a instituição de ensino e a ... -
Educação Ambiental do macro ao micro por meio de um Jardim Sensorial: Do período de pandemia às atividades presenciais.
(IFRJ - CAMPUS PINHEIRAL, 2023)RESUMO Devido ao fechamento das instituições de ensino presenciais, decorrente do distanciamento social ocasionado pela pandemia da covid 19, adaptação para o processo de ensino e aprendizagem, como as Atividades ... -
Aprendizagem baseada em projetos: Relato de experiência em uma turma de ensino fundamental II
(2023)RESUMO Este trabalho tem como objetivo narrar uma experiência sobre a aplicação da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) para uma turma de 8º ano do ensino fundamental de uma escola pública do Município de Pinheiral - ... -
Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) como instrumento pedagógico contextualizado ao território
(IFRJ - CAMPUS PINHEIRAL, 2025)RESUMO As Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC), historicamente invisibilizadas, emergem como instrumento valioso para a construção de estratégias alimentares mais justas e sociobiodiversas. No contexto educacional, ... -
Avifauna do IFRJ Campus Pinheiral como Ferramenta Educacional
(IFRJ - CAMPUS PINHEIRAL, 2025)O Brasil possui ocorrência de 1.971 espécies de aves, porém 256 espécies estão ameaçadas de extinção. As principais ameaças às aves são o desmatamento e a fragmentação de habitats procedentes de atividades antrópicas. No ... -
Democratizando a Ciência : Oficina Microscopia Caseira como Instrumento Pedagógico para uma Educação Ambiental Decolonial e Sustentável
(IFRJ - CAMPUS PINHEIRAL, 2025)RESUMO O Instituto Federal do Rio de Janeiro campus Pinheiral (IFRJ CPIN) está localizado em uma região historicamente marcada pela escravização e pelo desmatamento da Mata Atlântica, No IFRJ CPIN, o Laboratório Espaço ... -
Análises Microbiológicas do Leite Cru como Ferramenta Didática Interdisciplinar no Curso Técnico em Agroindústria Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal do Rio de Janeiro – Campus Pinheiral.
(IFRJ - CAMPUS PINHEIRAL, 2025)RESUMO O ensino de microbiologia apresenta desafios, especialmente quando se busca contextualizar os conteúdos teóricos de maneira prática, fazendo com que muitos alunos enfrentem dificuldades em compreender conceitos ... -
DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO DE BIOLOGIA: LACUNAS CURRICULARES E FORMAÇÃO DOCENTE
(IFRJ - CAMPUS PINHEIRAL, 2025)RESUMO A inclusão escolar é um desafio que vai além da sala de aula, sendo frequentemente limitada pela falta de recursos e formação adequada dos professores. Durante o estágio em Biologia, observou-se uma discrepância ... -
ENRIQUECIMENTO AMBIENTAL DO MACACO-PREGO (Sapajus sp.) NO ZOOLÓGICO MUNICIPAL DE VOLTA REDONDA: UMA CARTILHA EDUCATIVA.
(IFRJ - CAMPUS PINHEIRAL, 2025)RESUMO O macaco-prego, um primata neotropical da família Cebidae, destaca-se por sua inteligência e adaptabilidade, apresentando características como a diferença de tamanho entre machos e fêmeas e uma dieta composta ... -
JOGO DIDÁTICO COMO FACILITADOR DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM CITOLOGIA
(IFRJ - CAMPUS PINHEIRAL, 2025)Resumo O ensino de Ciências Biológicas, especialmente em Citologia, enfrenta desafios à abstração de conceitos e à falta de engajamento dos estudantes. Os jogos didáticos surgem como uma alternativa promissora para tornar ...