Ciências Humanas
Navegar por
Submissões recentes
-
Uso de estratégias de gamificação na disciplina de língua portuguesa do 1° ano do Ensino Fundamental I
(IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2024)Estratégias de gamificação têm sido amplamente utilizadas na educação em diferentes áreas de conhecimento, bem como em níveis, modalidades e série de ensino distintas. Este trabalho tem como objetivo investigar o uso de ... -
Viscoso, mas gostoso: uma pesquisa sobre a entomofagia na revista Ciência Hoje.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2019)Ao refletir sobre a minha experiência profissional como professora de Biologia, ao abordar algumas práticas consideradas comuns no Brasil do passado, porém desconhecidas ou descriminadas por alguns nos dias de hoje, ... -
Biblioteca universitária como espaço de divulgação científica: atuando no Facebook da biblioteca Reitor Antônio Celso Alves Pereira.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2019)Este trabalho tem como objetivo elaborar e implementar uma proposta de ação no Facebook da biblioteca jurídica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro a fim de que a mesma seja um veículo de divulgação científica não ... -
Tendências das pesquisas em “Educação Inclusiva” e “Divulgação Científica” nos eventos científicos da área de educação no período de 2013 a 2018.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2019)Esta pesquisa, definida como um estado da arte tem como objetivo mapear trabalhos sobre atividades de divulgação científica realizadas no campo da educação especial. Investiga a presença das temáticas “Divulgação Científica” ... -
Módulo "visão" da exposição "Neurosensações" e fundamentos da aprendizagem baseada em problemas: uma combinação possível como prática metodológica no Ensino de Química.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2022)Mesmo estando no século XXI, ainda se observa, em muitas salas de aula, um ensino tradicional, descontextualizado e ineficaz em envolver o aluno como protagonista em seu processo de aprendizagem. Práticas pedagógicas, ... -
Pokémon Jornadas: como um anime pode servir como ferramenta de educação e divulgação da ecologia.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2023)Além de ser uma excelente fonte de entretenimento, a cultura pop presente no audiovisual se mostrou promissora no ambiente educacional. As animações, fruto dessa cultura, podem ser um instrumento capaz de tornar o conteúdo ... -
Divulgação Científica e a Creche: Diálogos e Possibilidades Através de um Livro Pop-Up.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2023)O objetivo desta pesquisa é apresentar a produção e desenvolvimento de um livro pop-up a partir de uma temática que estabeleça a relação entre divulgação científica (DC) e alfabetização científica (AC) no âmbito da ... -
A divulgaçao científica no projeto de extensão "Direito Humano à alimentação adequada para populações invisibilizadas: a realidade dos gramachinhos"
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2023)Este trabalho busca associar as ações do projeto de extensão intitulado “DIREITO HUMANO À ALIMENTAÇÃO ADEQUADA (DHAA) PARA POPULAÇÕES INVISIBILIZADAS: UMA REALIDADE DOS GRAMACHINHOS” a ações de divulgação científica. ... -
Além dos fatos e dos argumentos: O desenvolvimento do raciocínio histórico a partir dos canais de Youtube focados em Divulgação Científica.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2023)O Youtube, como as outras mídias, dada sua liberdade característica oferece uma grande quantidade de vídeos sobre temas diversos, alguns tangendo pseudociências ou mesmo informações falaciosas sem qualquer compromisso ... -
“Até o Rio tá triste: contos de realidades”: Divulgação Científica para Comunidades Tradicionais
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2023)O presente memorial descritivo tem como finalidade detalhar as etapas de produção do livro “Até o rio tá triste: contos de realidades”, que tem como tema central as transformações socioambientais no Rio Suruí e seu entorno ... -
Estudantes universitários com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade – Uma revisão da literatura sobre estratégias de ensino.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2023)Este artigo trata de um levantamento bibliográfico sobre a discussão acadêmica das estratégias de ensino pensadas para alunos do Ensino Superior com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), com o objetivo ... -
Incluindo para incluir, uma Oficina Educacional para profissionais da Educação.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2023)A presente pesquisa se originou do cotidiano vivenciado no Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI) Hélia Lúcia Moreno Ferreira, localizado no Bairro de Costa Barros, sob responsabilidade da 6a Coordenadoria Regional ... -
Afetividade em processos de aprendizagem: Relação com a Neurociência a partir da percepção dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental, em um curso de extensão do IFRJ.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2023)Este trabalho traz reflexões acerca da influência da afetividade nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para tal feito foram consideradas as opiniões de professores da faixa etária, participantes do Curso de Extensão ... -
Cartilhas sobre o transtorno do espectro autista para a educação: uma análise sob a ótica da neuroeducação.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2023)O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento comum que atinge entre 1% e 2% da população mundial. Entre suas características comuns estão os déficits cognitivos centrais em comunicação, ... -
Neuroeducação e Habilidades Sociais: uma articulação aplicada à formação docente de ensino superior para o combate da LGBTIfobia.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2023)A intenção deste trabalho consiste em correlacionar os princípios da neuroeducação com a teoria base utilizada nos treinamentos de habilidades sociais visando a sensibilização da prática docente no ensino superior ... -
Contribuições da Neuroeducação para prática pedagógica de professores de língua inglesa que lidam com crianças autistas, nível 1, na educação infantil.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2023)INTRODUÇÃO:O presente trabalho se propõe a refletir como a utilização dos princípios da neuroeducação pode ser aliada à prática pedagógica de professores de língua inglesa e como estes princípios podem contribuir para a ... -
A Neurociência Cognitiva e a Alfabetização de Crianças com Transtornos de Aprendizagem: Uma Proposta de Sequência Didática
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2023)Este trabalho apresenta uma Sequência Didática, considerando as contribuições da Neurociência Cognitiva que podem facilitar o processo de alfabetização de crianças com Transtornos de Aprendizagem. A pesquisa se trata de ... -
Aventureiros do Conhecimento no Espaço Ciência Interativa – Uma proposta de jogo interpretativo e investigativo para a visitação da exposição NeuroSensações.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2022)Através de uma análise documental de caráter qualitativo, o presente trabalho busca verificar se jogos de caráter interpretativo e investigativo, como os jogos de interpretação de papéis podem auxiliar na visitação da ... -
Um webinário sobre a importância do brincar ao ar livre para o desenvolvimento das funções executivas de crianças de 3 a 6 anos.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2023)O brincar ao ar livre permite que a criança tenha interações e o contato com o outro, criando-se oportunidades para potencializar as funções executivas, desenvolvendo atitudes de empatia, escuta, colaboração e resolução ... -
Acessibilidade nos Centros e Museus de Ciências do Rio de Janeiro para pessoas com Transtorno do Espectro Autista.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2023)Este estudo investiga as estratégias de acessibilidade adotadas por três Centros e Museus de Ciências no Rio de Janeiro para atender às necessidades de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Utilizando ...