Buscar
Itens para a visualização no momento 1-7 of 7
Grupos do Facebook aplicados ao processo de ensino-aprendizagem no Ensino Superior: uma revisão de escopo
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Campus Niterói, 2023)
O presente trabalho tem como proposta analisar os usos de grupos do Facebook para fins educacionais no ensino superior, a partir das evidências científicas apresentas em estudos utilizando esta mídia social. Especificamente, ...
Hack[ando] a floresta: educação, ciência e natureza: abordagens transdisciplinares na aprendizagem tecnológica
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Campus Niterói, 2023)
Este é um relato de experiência sobre a atividade transdisciplinar Hack[ando] a Floresta e análise de sua metodologia sob a ótica de três pensadores da educação: Daniel Munduruku, Moacir Gadotti e Edgar Morin. Nossa proposta ...
Google Maps como ferramenta didática na promoção do pensamento geográfico
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Campus Niterói, 2023)
Os recursos tecnológicos estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano e, nesse sentido, a escola tem o potencial de ser um local de contato e aprendizado crítico sobre essas ferramentas, a fim de formar cidadãos autônomos ...
Useless machines: interfaces entre arte e o ensino de novas tecnologias
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Campus Niterói, 2023)
Este estudo visa apresentar através de uma pesquisa-intervenção a construção, desenvolvimento e a execução de oficinas relacionando conceitos e práticas do campo da arte e do design ao ensino de novas tecnologias. O projeto ...
E o Educativo, onde está?: reflexões sobre presença e atuação do setor educacional dos museus nas plataformas digitais durante a pandemia do Covid-19
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Campus Niterói, 2023)
Este artigo visa apresentar o processo e os resultados de uma pesquisa que buscou compreender o fenômeno de migração das atividades educativas das instituições culturais do modo presencial para o virtual, no início da ...
Rodas de conversa online: uma alternativa para trabalhar competências socioemocionais com estudantes de Ensino Médio
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Campus Niterói, 2023)
Este artigo visa apresentar, através de um relato de experiência, a proposta e o desenvolvimento de Rodas de Conversa online enquanto metodologia para trabalhar com o desenvolvimento de competências e habilidades socioemocionais ...
A formação para tecnologias digitais em cursos de licenciaturas em Pedagogia do IFG - Campus Goiânia Oeste
(INSTITUTO FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - CAMPUS SÃO JOÃO DE MERITI, 2023)
O intuito deste trabalho é investigar de que forma a disciplina ou
abordagem da informática aplicada é integrada ao Projeto Pedagógico de Curso
(PPC) de Licenciatura Plena em Pedagogia de uma instituição de Ensino ...