Navegação Ciências Humanas por título
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O olhar docente sobre o uso das novas tecnologias como ferramenta didática pedagógica na educação infantil durante a pandemia do novo corona vírus.
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Campus Niterói, 2022)O trabalho em questão consiste em uma pesquisa sobre a opinião dos professores da educação infantil acerca das novas tecnologias e a importância de uma formação continuada, principalmente durante o período da Pandemia do ... -
Projetos audiovisuais no ambiente escolar: MacacuCine um estudo de caso
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Campus Niterói, 2022)Este artigo propõe uma reflexão sobre o uso das linguagens audiovisuais no ambiente escolar, a partir de uma pesquisa sobre o projeto MacacuCine. O MacacuCine é um projeto de audiovisual que acontece desde 2007 no município ... -
Rodas de conversa online: uma alternativa para trabalhar competências socioemocionais com estudantes de Ensino Médio
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Campus Niterói, 2023)Este artigo visa apresentar, através de um relato de experiência, a proposta e o desenvolvimento de Rodas de Conversa online enquanto metodologia para trabalhar com o desenvolvimento de competências e habilidades socioemocionais ... -
Useless machines: interfaces entre arte e o ensino de novas tecnologias
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Campus Niterói, 2023)Este estudo visa apresentar através de uma pesquisa-intervenção a construção, desenvolvimento e a execução de oficinas relacionando conceitos e práticas do campo da arte e do design ao ensino de novas tecnologias. O projeto ... -
Uso dos jogos digitais para o ensino dos Biomas Brasileiros em Geografia: uma análise do aplicativo Conheça os Biomas
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Campus Niterói, 2022)O presente trabalho tem como objetivo fazer uma análise de como o uso dos jogos digitais podem contribuir para o ensino dos Biomas Brasileiros em Geografia para turmas do 7º ano do ensino fundamental II. Realizando uma ... -
Vídeo participativo online: produção audiovisual e aprendizagem inventiva
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Campus Niterói, 2022)O vídeo participativo (VP) é uma metodologia no qual o grupo envolvido conduz todo o processo de produção audiovisual. Neste trabalho, relatamos a experiência de realização de um vídeo, seguindo as premissas desta metodologia, ...