• português (Brasil)
    • English
    • español
  • español 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Linguística, Letras e Artes
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Linguística, Letras e Artes
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Os ciganos e o interdiscurso que os atravessa: implicações no ensino-aprendizagem de e/le

Thumbnail
Ver/
Diana Quirino da Silva Loureiro - TCC (813.3Kb)
Fecha
2021
Autor
Loureiro, Diana Quirino da Silva
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
No presente trabalho de conclusão de curso, visamos um ensino de E/LE pautado na interculturalidade e repudio a discriminação. Para tanto, valendo-­nos da Análise do Discurso de Orlandi (1995 e 2006) e Pêcheux (1988) teremos dois objetos simbólicos a serem analisados. O primeiro é o verbete de dicionário redigido pela Real Academia Española (2015), no qual constata­-se a definição de “trapaceiro” aos ciganos. O segundo a campanha institucional feita pela Fundación Secretariado Gitano, intitulada “#YoNoSoyTrapacero / #YoNoSoyTrapacera” (2015) que tinha como mensagem final a seguinte reflexão: “ Una definición discriminatoria genera discriminación”. Sabe-­se que em nossa memória reside a ideia de que os verbetes de dicionário são neutros e , por vezes, inalteráveis. No entanto, conforme apresentaremos nesta pesquisa, os verbetes reproduzem interdiscursos dos grupos sociais que têm maior influencia e com isso podem manter a discriminação para com os grupos de menor influencia na sociedade. Para compreender os caminhos de discriminação percorridos pelos ciganos, em especial, os ciganos espanhóis, realizamos um breve panorama e constatamos que, até hoje, reproduzimos os discursos pejorativos proferidos há séculos atrás. No Brasil, a realidade não difere dos ciganos da Espanha e por isso torna­se relevante trazer esse grupo social para a sala de aula. Também sugerimos aos professores de E/LE a possibilidade de uso do vídeo das crianças ciganas como uma ferramenta didática. Acreditamos que com o apoio do material audiovisual o docente poderá promover aulas pautadas no respeito a diferentes culturas. Por esta razão esse trabalho é um intento de reacender o debate acerca da temática central, por conta de sua relevância linguístico­-social para os aprendizes de espanhol, em especial aos brasileiros.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/1630
Colecciones
  • Linguística, Letras e Artes

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV
 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMateriasEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMaterias

Mi cuenta

AccederRegistro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV