Cinema, Mercado e Representação Feminina: distribuição cinematográfica e a iniciativa do Selo Elas
Abstract
O presente trabalho propõe uma análise da distribuição de filmes brasileiros e
da participação feminina no audiovisual. O objetivo foi descrever as relações
entre cinema e mercado, com ênfase na trajetória dos filmes com contrato de
distribuição pela iniciativa Selo Elas. Para alcançar este objetivo, foi realizada
uma pesquisa quantitativa, por meio de levantamento de dados em relatórios
de mercado da Ancine, somado ao catálogo da distribuidora, e uma pesquisa
qualitativa, por meio de entrevista com a idealizadora do selo. Além da revisão
bibliográfica, para compreender a cadeia produtiva do audiovisual, suas
políticas públicas e o mercado de distribuição de filmes nacionais. O Selo Elas,
ao visar o fomento da direção feminina por meio de consultoria e contrato de
distribuição, gera a visibilidade para que o assunto seja cada vez mais
repercutido e debatido. As reflexões desenvolvidas evidenciam que uma
iniciativa que faz um elo entre o desenvolvimento da história e o olhar
comercial por meio da distribuição, garante que filmes produzidos sejam
exibidos e incentiva a diversidade de gênero e protagonismo feminino na
formação de equipe e construção de narrativas, tanto na frente quanto por trás
das telas.