A proteção de dados no contexto da formação no trabalho para a melhoria do departamento de administração e registros acadêmicos (DERAC) no campus Maracanã do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ).
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Data
2025Autor
Nascimento, Crislene Lucilia Maria Soares
Metadata
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Tendo em vista a necessidade de formação jurídica para o exercício das funções dos servidores
Técnicos Administrativos em Educação (TAEs) que atuam no Departamento de Administração
e Registros Acadêmicos (DERAC) do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow
da Fonseca do Rio de Janeiro (CEFET/RJ) - Campus Maracanã, esta pesquisa teve como
objetivo contribuir para o letramento jurídico desses servidores sobre a Lei Geral de Proteção
de Dados (LGPD) para favorecer a proteção dos dados dos alunos da instituição. Para alcançar
esse objetivo, foi desenvolvido um Produto Educacional (PE), uma cartilha digital. A pesquisa
também buscou saber se a cartilha digital contribuiu para a formação integral do servidor em
sua dimensão profissional e para a sua formação em serviço, uma vez que trouxe conhecimentos
que poderiam contribuir para o seu aperfeiçoamento profissional. Esta pesquisa tem um caráter
qualitativo, cujo percurso metodológico iniciou-se por um estudo exploratório com a análise
documental dos últimos três editais de acesso ao cargo de TAE do CEFET/RJ, com o objetivo
de fazer o levantamento das exigências para tal cargo e verificar se eles exigiam ou não dos
candidatos, o conhecimento sobre a LGPD e assim justificar a importância da cartilha. Os dados
foram gerados por meio de três instrumentos de coleta: Um questionário on-line com 15
participantes, que fez o levantamento do perfil e do conhecimento desses servidores sobre a
LGPD e informou a elaboração da cartilha digital; um segundo questionário on-line com o
objetivo de avaliar a cartilha digital de uma forma geral pelos 15 participantes da pesquisa, e
por fim, uma entrevista também on-line com seis participantes que se disponibilizaram para
avaliar a contribuição da cartilha para o letramento jurídico da LGPD, a formação integral na
dimensão profissional e a formação em serviço. Os dados gerados foram analisados à luz da
teoria que sustenta o método qualitativo da Análise de Conteúdo (Bardin, 2011). A triangulação
dos dados gerados nas três coletas possibilitou a confirmação da validade e da confiabilidade
da pesquisa ao combinar diferentes fontes de dados (Denzin, 1978). Os resultados obtidos
apontaram que a cartilha contribuiu para o letramento jurídico em LGPD bem como para a
formação integral, na dimensão profissional e para a formação em serviço dos TAEs do
DERAC-CEFET/RJ.