• português (Brasil)
    • English
    • español
  • español 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Teses e Dissertações
  • Teses e Dissertações defendidas no IFRJ
  • Multidisciplinar
  • Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Teses e Dissertações
  • Teses e Dissertações defendidas no IFRJ
  • Multidisciplinar
  • Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

A proteção de dados no contexto da formação no trabalho para a melhoria do departamento de administração e registros acadêmicos (DERAC) no campus Maracanã do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ).

Thumbnail
Ver/
Dissertação - Crislene Lucilia (5.022Mb)
Fecha
2025
Autor
Nascimento, Crislene Lucilia Maria Soares
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
Tendo em vista a necessidade de formação jurídica para o exercício das funções dos servidores Técnicos Administrativos em Educação (TAEs) que atuam no Departamento de Administração e Registros Acadêmicos (DERAC) do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca do Rio de Janeiro (CEFET/RJ) - Campus Maracanã, esta pesquisa teve como objetivo contribuir para o letramento jurídico desses servidores sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) para favorecer a proteção dos dados dos alunos da instituição. Para alcançar esse objetivo, foi desenvolvido um Produto Educacional (PE), uma cartilha digital. A pesquisa também buscou saber se a cartilha digital contribuiu para a formação integral do servidor em sua dimensão profissional e para a sua formação em serviço, uma vez que trouxe conhecimentos que poderiam contribuir para o seu aperfeiçoamento profissional. Esta pesquisa tem um caráter qualitativo, cujo percurso metodológico iniciou-se por um estudo exploratório com a análise documental dos últimos três editais de acesso ao cargo de TAE do CEFET/RJ, com o objetivo de fazer o levantamento das exigências para tal cargo e verificar se eles exigiam ou não dos candidatos, o conhecimento sobre a LGPD e assim justificar a importância da cartilha. Os dados foram gerados por meio de três instrumentos de coleta: Um questionário on-line com 15 participantes, que fez o levantamento do perfil e do conhecimento desses servidores sobre a LGPD e informou a elaboração da cartilha digital; um segundo questionário on-line com o objetivo de avaliar a cartilha digital de uma forma geral pelos 15 participantes da pesquisa, e por fim, uma entrevista também on-line com seis participantes que se disponibilizaram para avaliar a contribuição da cartilha para o letramento jurídico da LGPD, a formação integral na dimensão profissional e a formação em serviço. Os dados gerados foram analisados à luz da teoria que sustenta o método qualitativo da Análise de Conteúdo (Bardin, 2011). A triangulação dos dados gerados nas três coletas possibilitou a confirmação da validade e da confiabilidade da pesquisa ao combinar diferentes fontes de dados (Denzin, 1978). Os resultados obtidos apontaram que a cartilha contribuiu para o letramento jurídico em LGPD bem como para a formação integral, na dimensão profissional e para a formação em serviço dos TAEs do DERAC-CEFET/RJ.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/1549
Colecciones
  • Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV
 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMateriasEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMaterias

Mi cuenta

AccederRegistro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV