O IFRJ Campus Belford Roxo como agente de transformação social: um estudo sobre memória e identidade institucional como estratégia de resiliência institucional.
Resumen
Objetiva contribuir para o fortalecimento e permanência do IFRJ Campus Belford Roxo como agente de
transformação social e de resiliência institucional por meio da divulgação de algumas de suas benfeitorias
naquele município para discentes do curso de moda. Constitui-se em pesquisa aplicada e participativa de
abordagem qualitativa com uso dos métodos de pesquisa bibliográfica-documental e estudo de caso. O
estudo de caso dedicou-se aos discentes da turma matutina, ingressante em 2023.1, do curso técnico em
Produção de Moda do IFRJ Campus Belford Roxo. As técnicas utilizadas no âmbito do estudo de caso foram
roda de conversa, questionário e análise de conteúdo. Como resultado da pesquisa, foram elaborados um
produto educacional (Roda de Conversa) e um artefato (Manequim Tecnológico). Conclui que o Campus
Belford Roxo é um agente de transformação social no município por oferecer educação crítica, gratuita e de
qualidade comprometida com a emancipação do sujeito e por contribuir para a produção de conhecimento
com os grupos locais.Objetiva contribuir para o fortalecimento e permanência do IFRJ Campus Belford Roxo como agente de
transformação social e de resiliência institucional por meio da divulgação de algumas de suas benfeitorias
naquele município para discentes do curso de moda. Constitui-se em pesquisa aplicada e participativa de
abordagem qualitativa com uso dos métodos de pesquisa bibliográfica-documental e estudo de caso. O
estudo de caso dedicou-se aos discentes da turma matutina, ingressante em 2023.1, do curso técnico em
Produção de Moda do IFRJ Campus Belford Roxo. As técnicas utilizadas no âmbito do estudo de caso foram
roda de conversa, questionário e análise de conteúdo. Como resultado da pesquisa, foram elaborados um
produto educacional (Roda de Conversa) e um artefato (Manequim Tecnológico). Conclui que o Campus
Belford Roxo é um agente de transformação social no município por oferecer educação crítica, gratuita e de
qualidade comprometida com a emancipação do sujeito e por contribuir para a produção de conhecimento
com os grupos locais.