• português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • Teses e Dissertações
  • Teses e Dissertações defendidas no IFRJ
  • Multidisciplinar
  • Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica
  • View Item
  •   DSpace Home
  • Teses e Dissertações
  • Teses e Dissertações defendidas no IFRJ
  • Multidisciplinar
  • Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

O IFRJ Campus Belford Roxo como agente de transformação social: um estudo sobre memória e identidade institucional como estratégia de resiliência institucional.

Thumbnail
View/Open
Dissertação - Fábio Pires Viana (13.54Mb)
Date
2025
Author
Viana, Fábio Pires
Metadata
Show full item record
Abstract
Objetiva contribuir para o fortalecimento e permanência do IFRJ Campus Belford Roxo como agente de transformação social e de resiliência institucional por meio da divulgação de algumas de suas benfeitorias naquele município para discentes do curso de moda. Constitui-se em pesquisa aplicada e participativa de abordagem qualitativa com uso dos métodos de pesquisa bibliográfica-documental e estudo de caso. O estudo de caso dedicou-se aos discentes da turma matutina, ingressante em 2023.1, do curso técnico em Produção de Moda do IFRJ Campus Belford Roxo. As técnicas utilizadas no âmbito do estudo de caso foram roda de conversa, questionário e análise de conteúdo. Como resultado da pesquisa, foram elaborados um produto educacional (Roda de Conversa) e um artefato (Manequim Tecnológico). Conclui que o Campus Belford Roxo é um agente de transformação social no município por oferecer educação crítica, gratuita e de qualidade comprometida com a emancipação do sujeito e por contribuir para a produção de conhecimento com os grupos locais.Objetiva contribuir para o fortalecimento e permanência do IFRJ Campus Belford Roxo como agente de transformação social e de resiliência institucional por meio da divulgação de algumas de suas benfeitorias naquele município para discentes do curso de moda. Constitui-se em pesquisa aplicada e participativa de abordagem qualitativa com uso dos métodos de pesquisa bibliográfica-documental e estudo de caso. O estudo de caso dedicou-se aos discentes da turma matutina, ingressante em 2023.1, do curso técnico em Produção de Moda do IFRJ Campus Belford Roxo. As técnicas utilizadas no âmbito do estudo de caso foram roda de conversa, questionário e análise de conteúdo. Como resultado da pesquisa, foram elaborados um produto educacional (Roda de Conversa) e um artefato (Manequim Tecnológico). Conclui que o Campus Belford Roxo é um agente de transformação social no município por oferecer educação crítica, gratuita e de qualidade comprometida com a emancipação do sujeito e por contribuir para a produção de conhecimento com os grupos locais.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/1540
Collections
  • Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

LoginRegister

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV