Combate às fake news sobre ciência na rede social digital Instagram: contribuições para os divulgadores científicos.
Resumo
O presente estudo aborda a divulgação científica como uma ferramenta essencial no
combate às fake news nas redes sociais digitais. Investiga possíveis estratégias para
a educação de divulgadores científicos na área da saúde, visando combater as fake
news que circulam na rede social digital Instagram. Define o termo fake news com
base em três diferentes esferas apresentadas por Wardle e Derakhshan (2017).
Analisa estratégias para a correção das fake news, destacando o desmascaramento
(debunking) proposto por Lewandowsky et al. (2012) e a intervenção preventiva
(prebunking) de McGuire (1961). Adota a netnografia como abordagem metodológica,
caracterizando o trabalho como um estudo exploratório. Realiza uma análise
qualitativa de perfis de divulgadores científicos populares no Instagram, observando
como eles corrigem fake news e avaliando a eficiência dessas abordagens com base
nas interações de seus seguidores. Utiliza um diário investigativo como instrumento de
coleta e análise de conteúdo para a avaliação dos dados. A partir dos resultados,
propõe um produto educacional: um e-book informativo com conteúdos sobre
estratégias utilizadas no combate às fake news em saúde.