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O que sabemos e como sabemos sobre África? - Experiências da docência no ensino de geografia

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TCC - Nathália de Oliveira de Sousa (517.9Kb)
Fecha
2019
Autor
Sousa, Nathália de Oliveira de
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Resumen
Ao direcionar a experiência docente, aporte teórico, e abordagens no livro didático sobre o continente africano, foi possível constatar a contradição escalar de um espaço geográfico múltiplo em seus contextos e tempos históricos, sendo observado pela perspectiva do subdesenvolvimento, conflitos armados e estereótipos e bem pouco observado a partir de suas práticas culturais. A metodologia foi elaborada a partir de análise de conteúdos de livros do ensino fundamental (8º ano) e médio (1º e 3ºano) com relatos da experiência na docência em geografia, atrelada a autores que promovam a discussão acerca de experiência (Larossa, 2002), sobre o debate das relações étnico-raciais e sua lei como garantia (Ratts, 2010) e (Emerson,2011); também com as perspectivas dos estudos culturais e o currículo (Silva, 2002), entre outros (as). Tendo em vista o percurso reflexivo constituído, considera-se que a valorização e reprodução do racismo no espaço escolar devem alcançar sujeitos com poder de decisão no referido espaço, isto é, direção e coordenação e estar em sintonia com professores (as) e demais trabalhadores (as) da comunidade escolar. A promulgação da lei 10. 639 ​que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas redes públicas e particulares da educação​, favorece que meios pedagógicos – especificamente o livro didático – sejam preponderantes para o aprofundamento e a aproximação ao continente africano, além do debate sobre relações étnico raciais no Brasil. Contudo, o assentimento à referida lei firma-se no compromisso ético de inseri-la junto à vida escolar na formação dos sujeitos.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/1475
Colecciones
  • Multidisciplinar

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