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Automedicação influenciada pelas redes sociais

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Ver/
Lorena de Souza Braga (472.9Kb)
Fecha
2023
Autor
Braga, Lorena de Souza
Metadatos
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Resumen
A automedicação é uma prática comum no Brasil, com 77% da população possuindo hábito de utilizar medicamentos por conta própria. No entanto, esta prática tem múltiplas causas e apresenta vários riscos, incluindo diagnóstico incorreto, escolha do medicamento errado e dependência de medicamentos. As mídias sociais se tornaram uma importante ferramenta para fornecer orientações sobre saúde, inclusive sobre automedicação, com o Brasil ocupando o quinto lugar nas buscas na internet relacionadas à saúde. O uso das redes sociais pode ser arriscado, pois pode divulgar informações infundadas e levar ao uso irracional de medicamentos. É crucial estudar o comportamento da geração mais jovem para prever o melhor método de sensibilização e possíveis impactos no futuro. Este estudo tem como objetivo examinar a prevalência e as causas da automedicação influenciada pelas mídias sociais no Brasil de 2013 a 2023. A metodologia envolve um estudo bibliográfico utilizando orientações teóricas de livros, artigos científicos e páginas da web. A automedicação é uma tendência crescente no Brasil, sendo as mulheres a população mais afetada devido à falta de tempo para consultar o médico e às recomendações dos familiares, principalmente entre as mulheres que são mais vulneráveis a conteúdos com foco estético. Por isso, a comunicação educativa e a publicidade devem ser priorizadas e a metodologia ativa na educação é eficaz na promoção de hábitos saudáveis e no uso adequado de medicamentos.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/1428
Colecciones
  • Ciências da Saúde

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