Automedicação influenciada pelas redes sociais
Abstract
A automedicação é uma prática comum no Brasil, com 77% da população possuindo
hábito de utilizar medicamentos por conta própria. No entanto, esta prática tem
múltiplas causas e apresenta vários riscos, incluindo diagnóstico incorreto, escolha
do medicamento errado e dependência de medicamentos. As mídias sociais se
tornaram uma importante ferramenta para fornecer orientações sobre saúde,
inclusive sobre automedicação, com o Brasil ocupando o quinto lugar nas buscas na
internet relacionadas à saúde. O uso das redes sociais pode ser arriscado, pois pode
divulgar informações infundadas e levar ao uso irracional de medicamentos. É crucial
estudar o comportamento da geração mais jovem para prever o melhor método de
sensibilização e possíveis impactos no futuro. Este estudo tem como objetivo
examinar a prevalência e as causas da automedicação influenciada pelas mídias
sociais no Brasil de 2013 a 2023. A metodologia envolve um estudo bibliográfico
utilizando orientações teóricas de livros, artigos científicos e páginas da web. A
automedicação é uma tendência crescente no Brasil, sendo as mulheres a população
mais afetada devido à falta de tempo para consultar o médico e às recomendações
dos familiares, principalmente entre as mulheres que são mais vulneráveis a
conteúdos com foco estético. Por isso, a comunicação educativa e a publicidade
devem ser priorizadas e a metodologia ativa na educação é eficaz na promoção de
hábitos saudáveis e no uso adequado de medicamentos.