• português (Brasil)
    • English
    • español
  • español 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Teses e Dissertações
  • Teses e Dissertações defendidas no IFRJ
  • Multidisciplinar
  • Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Teses e Dissertações
  • Teses e Dissertações defendidas no IFRJ
  • Multidisciplinar
  • Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Vídeoanálise de experimentos com pluviômetros associada à metodologia de instrução por colegas : uma sequência didática para ensino de geometria

Thumbnail
Ver/
Dissertação - André Luís Nunes (13.04Mb)
Fecha
2024
Autor
Nunes, André Luís
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
Nesta dissertação, apresentamos uma proposta de trabalho integradora dos conceitos de geometria com a videoanálise de experimentos com pluviômetros artesanais utilizando o software tracker, relacionando-o com a prototipagem de pluviômetros (artesanal e robótico), além da simulação de precipitação de chuvas por meio do frasco de Mariotte. O trabalho foi realizado com educandos do segundo ano do ensino médio regular noturno do Colégio Estadual Olavo Bilac, no ano de 2023, sob o delineamento quase-experimental e mediado pela metodologia ativa de Instrução por Colegas (IpC). Além disso, este trabalho foi fundamentado na linha construtivista do conhecimento, sendo mais específico na aprendizagem defendida por Vygotsky na qual é considerada a importância das relações sociais. Isso ratifica uma série de argumentações para o desenvolvimento do conhecimento e, corrobora com o entendimento de que o material também precisa ser significativo. As discussões acerca dos entendimentos e experiências entre os educandos, que foram reagrupados em subgrupos, possibilitaram a avaliação do estudo com relação à eficácia. Ademais, propomos uma sequência de atividades, com o intuito de levar para a Unidade Educacional (UE), um material que potencialize o interesse pela ciência em nosso educando, mantendo uma preocupação com as questões sobre o meio ambiente. Na sequência didática, estão descritas uma série de atividades como a implementação e utilização de pluviômetros desenvolvidos pelos próprios educandos. A análise dos dados foi realizada sob a ótica do ganho, sob o viés de uma análise quantitativa, em que foram utilizados o pré-teste e pós-teste, em um delineamento quase-experimental. Os resultados nos mostram que essa abordagem contribuiu para uma aprendizagem significativa dos estudantes, evidenciando que obtiveram uma evolução do seu próprio conhecimento após as atividades.
URI
https://repositorio.ifrj.edu.br/xmlui/handle/20.500.12083/1338
Colecciones
  • Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV
 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMateriasEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMaterias

Mi cuenta

AccederRegistro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV