Relato de experiência de uma estagiária em terapia ocupacional no grupo educativo para prevenção do linfedema secundário ao câncer de mama
Resumen
O linfedema secundário ao câncer de mama é uma condição de saúde irreversível
que acomete mulheres em tratamento do câncer de mama. Compromete o braço
homolateral ao tratamento, que teve os linfonodos axilares comprometidos ou
dissecados. Os sintomas presentes nessa condição incluem dor, inchaço, redução da
amplitude de movimento do ombro, da força muscular e da função motora. Além dos
impactos físicos citados, as mulheres com linfedema podem apresentar prejuízos
emocionais, psicológicos, sociais e ocupacionais. Tudo isso interfere diretamente no
desempenho das atividades. Alguns fatores como traumas, lesões e inatividade do
braço são considerados riscos para o desenvolvimento do linfedema. Apesar de não
existir prevenção primária para essa condição, existe ações promotoras de
conscientização e cuidado com o braço, que contribuem na redução da exposição aos
riscos. O cuidado e a conscientização em saúde, assim como a autonomia e
emancipação do sujeito podem ser desenvolvidos por meio da educação em saúde.
Os grupos educativos, por meio de suas ferramentas facilitadoras são considerados
importantes aliados nesse processo. Este estudo trata-se de um relato de experiência,
de estágio em Terapia Ocupacional em um projeto intitulado “Projeto de Extensão em
Telessaude”. O estágio ocorreu de forma remota devido a pandemia da COVID-19 e
adotou a teleducação como ferramenta. Aconteceu por meio de um grupo educativo
e utilizou para os encontros a plataforma Google Meet. O público-alvo foram mulheres
em tratamento do câncer de mama residentes no estado do Rio de Janeiro. As
reuniões aconteceram uma vez por semana e seguia um cronograma para abordagem
dos temas. É relatado nesse estudo algumas das muitas vivências e aprendizados
adquiridos nesse estágio. Assim como determinados desafios, questionamentos e
observações experimentados durante todo o processo. As conquistas como
graduanda e a contribuição de tudo isso na formação como terapeuta ocupacional
também foram expostos. Além disso, foi compartilhado ao longo do trabalho as
reflexões acerca da importância da prática da Terapia Ocupacional em um grupo
educativo.