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Cardiopatias congênitas e o desenvolvimento de lactentes, pré escolares e escolares: uma revisão narrativa da literatura.

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Gabriela Gomes Silva (1006.Kb)
Fecha
2024
Autor
Silva, Gabriela Gomes
Metadatos
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Resumen
Introdução: As cardiopatias congênitas podem ser classificadas como cianogênicas ou acianogênicas. As cianóticas são definidas pela presença de shunt direita-esquerda e cianose (cor azulada na pele) e as acianóticas pela ausência de cianose e shunt esquerda-direita. Devido às internações frequentes da criança com cardiopatia congênita, pode ocorrer um afastamento de seu convívio social e lazer, podendo influenciar assim em seu desenvolvimento neuropsicomotor. O desenvolvimento motor infantil é resultado da interação de vários aspectos, incluindo fatores biológicos, psicológicos e sociais e evoluem de acordo com a idade do indivíduo, desde movimentos simples até a execução de habilidades complexas. Vale salientar que realizar a triagem para identificar possíveis anormalidades e riscos para o desenvolvimento favorece a intervenção terapêutica, principalmente em períodos do crescimento da criança. Objetivos: Identificar na literatura científica achados sobre o desenvolvimento neuropsicomotor de crianças com cardiopatias congênitas. Metodologia: O presente trabalho trata-se de uma revisão narrativa da literatura, com a busca de dados realizada através das bases de dados Medline, Lilacs e Scielo. Foram incluídos estudos nos últimos 10 anos que abordem sobre o desenvolvimento motor de crianças com cardiopatia congênita publicados em português e inglês. Resultados: Foram selecionados 12 artigos, 10 associaram o atraso no desenvolvimento neuropsicomotor de lactentes e pré escolares a cardiopatias congênitas e fatores associados como condição socioeconômica, anatomia ventricular, tempo de internação e o tipo de cardiopatia. E 2 divergiram os resultados, não associando a atraso. Conclusão: Com base nas informações coletadas e nos achados na literatura sobre o desenvolvimento neuropsicomotor de lactentes, pré escolares e escolares com cardiopatias congênitas, foi possível observar que houveram diferentes achados referente ao tema abordado. No entanto, de forma geral, notou-se que houve um comprometimento motor em crianças avaliadas nos trabalhos incluídos nesta revisão, com idade de 0 a 11 anos, principalmente nas habilidades motoras fina e grossa.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/1237
Colecciones
  • Ciências da Saúde

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