Tendências das pesquisas em “Educação Inclusiva” e “Divulgação Científica” nos eventos científicos da área de educação no período de 2013 a 2018.
Resumo
Esta pesquisa, definida como um estado da arte tem como objetivo mapear trabalhos sobre
atividades de divulgação científica realizadas no campo da educação especial. Investiga a
presença das temáticas “Divulgação Científica” e “Educação Inclusiva” nos eventos da área de
educação. Caracteriza a produção acadêmico-científica vinculada a esses eventos e mapeia as
relações existentes entre os temas. Enfoca essa análise nas três mais recentes edições dos
eventos ENPEC, SBPC, ANPED e do Encontro Nacional de Popularização da Ciência, Tecnologia
e Inovação (CT&I) de 2013 sobre esses temas. A metodologia adotada segue os contornos da
pesquisa documental, de caráter teórico. A partir da busca por palavras chave dos temas da
pesquisa, foram encontrados 239 trabalhos no ENPEC, 65 trabalhos no ANPED, 74 trabalhos do
SBPC e 86 trabalhos do Encontro Nacional de Popularização da CT&I, contendo pelo menos um
dos termos de busca. Em seguida, feita a leitura dos resumos dos trabalhos, foram identificados
06 trabalhos no ENPEC; 02 trabalhos no ANPED; 22 trabalhos no SBPC, 06 trabalhos no
Encontro Nacional de Popularização da CT&I, que correlacionavam às duas temáticas. Os
resultados apontam que, os focos temáticos abordados foram bem distribuídos nos eventos,
prevalecendo o recurso didático, como uma considerável lacuna para alcançar a divulgação
científica voltada para os portadores de deficiência.