Além dos fatos e dos argumentos: O desenvolvimento do raciocínio histórico a partir dos canais de Youtube focados em Divulgação Científica.
Resumen
O Youtube, como as outras mídias, dada sua liberdade característica oferece uma grande
quantidade de vídeos sobre temas diversos, alguns tangendo pseudociências ou mesmo
informações falaciosas sem qualquer compromisso com fatos ou métodos. Mas existem
também alguns dedicados ao ensino e a Divulgação Científica, que buscam oferecer um
conteúdo de qualidade. O presente trabalho buscou investigar as formas e estratégias com
as quais os canais de Divulgação Científica trabalham a História da Ciência, buscando
analisar que princípios norteadores da escrita da História são neles observados. Nosso
recorte optou por examinar vídeos da rede colaborativa de divulgadores do Youtube
“Science Vlogs Brasil”, criada em 2016, para a reunião de canais que visassem pela
qualidade e embasamento das informações oferecidas para o grande público. Para
realizamos nossa pesquisa de caráter qualitativa, analisamos os vídeos selecionados sob
a perspectiva da Análise do Discurso, como proposto por Eni P. Orlandi (1999) e nos
apoiamos ainda em obras do campo da História que enfoquem o exercício historiográfico
e a escrita da mesma como Jenkins (2001) Certeau (1982).