• português (Brasil)
    • English
    • español
  • español 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Teses e Dissertações
  • Teses e Dissertações defendidas no IFRJ
  • Multidisciplinar
  • Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Teses e Dissertações
  • Teses e Dissertações defendidas no IFRJ
  • Multidisciplinar
  • Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Perfil de egressos do curso Técnico em Eventos (FAETEC): processo formativo e repercussão na trajetória profissional, pela ótica da formação humana integral.

Thumbnail
Ver/
Dissertação de Wellington Cardoso Silva (3.901Mb)
Fecha
2023
Autor
Silva, Wellington Cardoso
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
Este estudo, proposto no âmbito do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), teve como objetivo geral analisar o perfil de egressos, pela ótica da formação humana integral, para compreensão do processo formativo e da repercussão do curso Técnico em Eventos integrado ao Ensino Médio da Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch (ETEAB), vinculada à Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC/RJ), na trajetória profissional dos egressos. Para o alcance deste objetivo estudamos a relação existente entre a educação profissional no país e o mundo do trabalho, a educação profissional nos sistemas públicos federais e estaduais: políticas educacionais e o ensino médio integrado à formação para o trabalho, especificamente, o caso do curso de eventos da FAETEC. A pesquisa caracteriza-se por um estudo de caso, a partir de uma metodologia quali-quantitativa utilizada para desvelar o perfil dos egressos formados entre o ano de 2012 e 2022. Em um primeiro momento, foi realizada uma revisão bibliográfica para o levantamento dos referenciais teóricos sobre estudo de egressos, politecnia, formação omnilateral, escola unitária, ensino médio integrado, e demais temas que compõem as bases conceituais da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Em seguida, realizamos uma análise documental para compreensão da historicidade do curso e da concepção de EPT adotada pela FAETEC. Para coleta de dados foi aplicado aos egressos um questionário online, por meio do Google Forms, com perguntas estruturadas relacionadas ao processo formativo e a repercussão do curso de eventos na trajetória profissional dos estudantes, e, posteriormente, realizamos uma análise dos dados não probabilística de uma pesquisa exploratória. Com base nos resultados deste estudo de egressos foi desenvolvido um produto educacional, no formato de um relatório técnico da pesquisa (ebook), intitulado “Conhecendo para Melhorar: o caso do curso Técnico em Eventos da FAETEC”. O produto educacional foi aplicado/apresentado aos profissionais do curso por meio de uma roda de conversa virtual, e, os dados coletados foram analisados por meio do método da análise de conteúdo (Bardin, 2011).
URI
https://repositorio.ifrj.edu.br/xmlui/handle/20.500.12083/1180
Colecciones
  • Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV
 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMateriasEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMaterias

Mi cuenta

AccederRegistro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV