As questões étnicos-raciais nas práticas pedagógicas dos professores do PROEJA como forma de evitar o epistemicídio negro no currículo integrado.
Resumen
Esta pesquisa investigou as práticas pedagógicas dos docentes do Programa
Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na
Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). Verificou-se como ocorre a
inserção dos conhecimentos de origem africana, afro-brasileira e afrodiaspórica no
currículo do Curso Técnico em Montagem e Suporte em Informática Integrado ao
Ensino Médio (MSI-PROEJA), no campus do Rio de Janeiro, conforme a percepção
dos docentes. A pesquisa considerou as leis no 10.639, de 2003, e no 11.645, de 2008,
para um repensar curricular com o objetivo de evitar o epistemicídio negro.
Epistemicídio é o termo criado por Boaventura Sousa Santos (2009; 2019), mas
explorado por Sueli Carneiro (2023), para designar o apagamento ou a inferiorização
dos conhecimentos produzidos por culturas não-brancas. O percurso metodológico
adotado foi de natureza qualitativa, utilizando-se de Análise de Livre Interpretação
(ALI). Foram analisados relatos e percepções dos docentes participantes da
promoção de uma educação sob a perspectiva antirracista com a inserção da
epistemologia negra no currículo integrado. Os resultados obtidos revelaram lacunas
na formação docente, barreiras institucionais e dificuldades para encontrar materiais
de apoio fora da perspectiva eurocêntrica. Contudo, também foram identificadas boas
práticas pedagógicas e estratégias para abordar as questões étnico-raciais no
ambiente escolar. Com base nos resultados da pesquisa, foram propostas reflexões
e discussões que contribuem para a formação docente em relação às questões étnico-
raciais no currículo integrado da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e foi
desenvolvido o Produto Educacional Interdisciplinar intitulado Epistemologia Negra no
PROEJA, com o intuito de promover uma reflexão crítica sobre a necessidade de
repensar o currículo integrado no contexto do PROEJA.