A contribuição dos espaços informais da educação profissional e tecnológica na formação integral discente.
Abstract
O presente trabalho discute a contribuição dos espaços informais do Instituto Federal do
Rio de Janeiro (IFRJ) para a formação integral discente. Reconhecendo o compromisso
de uma formação plena desde a sua criação, o IFRJ propicia todos os conhecimentos
de maneira articulada. Logo, além das disciplinas técnicas e básicas, diversos saberes
dialogam entre si visando oferecer oportunidades para os estudantes desenvolverem
suas diversas áreas de interesse. Tendo essa formação ampla, em todas as direções, o
estudante se emancipa, aproximando-se da Omnilateralidade, o que reflete em atuação
na sociedade. Dessa forma, todos os espaços de formação humana são considerados,
não só os Formais (Sala de aula) ou Não Formais (Laboratórios, Bibliotecas ou Visitas
Técnicas). Com base na Teoria Crítica Curricular ressaltamos os Espaços Informais,
identificando todos os momentos em que as relações sociais se dão, favorecendo
diversos aprendizados. Esse é o conceito do Currículo Oculto, um dos níveis de atuação
e abordagem curriculares na prática educativa, também lugar onde se insere o corpo
técnico-administrativo. Apenas a oferta de conteúdos programáticos não é o suficiente
para propiciar uma formação integral; então, enfatizamos a contribuição desses
Profissionais da Educação no processo formador discente. A pesquisa se deu com a
Metodologia de abordagem Qualitativa, com o uso de questionários semiestruturados via
Google Forms. O campo de pesquisa escolhido foi o Campus São Gonçalo/IFRJ (CSG),
onde alunos dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, a partir de 18 anos,
participaram da pesquisa registrando como veem a contribuição desses profissionais no
seu processo formador. Para isso, foi elaborada uma Mídia Educativa, um Site, como
Produto Educacional (PE), a partir de dados coletados de Egressos e do próprio corpo
técnico-administrativo. O PE foi escolhido objetivando uma ferramenta que propiciasse
diálogo com os estudantes e estreitamento na relação com os servidores técnicos
administrativos. Visando uma comunicação eficiente foram consideradas praticidade e
sustentabilidade no intuito de apresentar ao corpo discente uma ferramenta de apoio
para o entendimento sobre o IFRJ e saberes que contribuirão para sua formação. No
processo formador todos os atores podem se entender como um elemento cooperador.
Então, buscamos identificar a contribuição dos setores e do corpo técnico-administrativo,
também profissionais de educação, para o pleno desenvolvimento do estudante. De
outra forma reforça-se a dicotomia entre trabalho manual e intelectual, a despeito da
qualificação e experiência desses profissionais, por vezes esquecidos ou deixados de
lado quando se considera o desenvolvimento cidadão. Concluímos ressaltando o valor
do trabalho articulado para a formação integral discente, considerando todos os
conhecimentos e profissionais de educação que atuam nos vários espaços de formação
humana de uma Unidade Escolar, os servidores docentes e os técnicos administrativos.