Abordagens da educação sobre drogas nos livros didáticos no olhar da química orgânica.
Resumo
As drogas sempre estiveram presentes na vida humana sendo utilizadas de modo
médico, religioso e gregário. A sociedade contemporânea modificou seu sentido e
significados devido a movimentos políticos internacionais que proveram uma “guerra
às drogas”. Sendo o livro didático um instrumento facilitador ao trabalho do professor,
deve apresentar um aporte teórico contextualizado a realidade do aluno, logo buscouse analisar de forma qualitativa, através de uma pesquisa documental e bibliográfica,
como acontece a abordagem da temática sobre Drogas nos livros didáticos de química
para o Ensino Médio aprovados no Plano Nacional do Livro Didático (PLND/2018). Os
conteúdos programáticos para análise foram elaborados com a verificação dos
capítulos e subcapítulos dos livros didáticos e complementados por um levantamento
documental com as orientações contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais para
o Ensino Médio (PCNEM), PCN+ Ensino Médio: Orientações Educacionais
Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais, PCN: Tema Transversal
Saúde, Orientações Curriculares para o Ensino Médio, Diretrizes Curriculares
Nacionais da Educação Básica (DCNEB) e Base Nacional Curricular Comum (BNCC).
O recorte na área de Química Orgânica se esquematizou após a análise do Guia dos
Livros Didáticos do Ensino na etapa de pesquisa bibliográfica onde foi constatado que
os conteúdos sobre drogas apareciam apenas nas seções destinadas as funções
orgânicas. Verificou-se com os dados levantados que todos os materiais didáticos
investigados abordavam a temática sobre Drogas. No entanto, de um modo geral, foi
verificado que houve pouca integração entre os conceitos de drogas lícitas e ilícitas e
o cotidiano dos alunos, com os conceitos sendo tratados como mera exemplificação
que não atinge os objetivos da contextualização e nem da interdisciplinaridade.
Cumpre dizer que vários conteúdos programáticos deixaram de ser trabalhados e o
Manual do Professor não apresentou muitas orientações conforme era esperado,
cabendo então aos professores de Química planejar e pesquisar aspectos voltados a
temática sobre Drogas em suas aulas, principalmente aqueles voltados para a
perspectiva da redução de danos que não apareceu em nenhum dos livros.
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