A importância dos jogos populares nas aulas de Educação Física no 6°ano do ensino fundamental
Abstract
Os jogos populares são praticados no cotidiano da vida das
pessoas. Muitas vezes é um conteúdo desenvolvido pelas aulas de educação
física escolar, principalmente na educação infantil e no primeiro segmento do
ensino fundamental. Identificamos que nem sempre no ensino fundamental II
este conteúdo/atividade continua sendo desenvolvido pelos professores de
educação física. O objetivo desse estudo é identificar se os professores de
educação física no 6ª do ensino fundamental incluem os jogos populares no
currículo escolar, e em quais princípios teórico-metodológicos se baseiam para
desenvolver tal conteúdo e/ou atividades em suas aulas de educação física.
Como metodologia foi realizada uma revisão bibliográfica sobre a conceituação
dos jogos populares; jogos populares e o currículo escolar e os objetivos dos
jogos populares. Foram realizadas cinco entrevistas semiestruturadas com
professores de educação física que lecionam para o 6°ano do ensino
fundamental na cidade de Duque de Caxias para coletar dados sobre seus
usos na educação física escolar. Como resultado da pesquisa, verificamos que
todos os professores entrevistados utilizam os jogos populares, uns como
conteúdo curricular e outros como atividade, mas prezam como seu maior
objetivo o desenvolvimento psicomotor dos alunos.