Educação Física Escolar: O que nos narram os alunos do Colégio Estadual Professora Vera Lucia Tavares Romão sobre os jogos estudantis do município de Duque de Caxias.
Resumen
A pesquisa em tela é proveniente da participação de um grupo de alunos do ensino médio
do Colégio Estadual Professora Vera Lucia Tavares Romão nos Jogos Estudantis que foram
realizados no município de Duque de Caxias. Tal envolvimento nesta atividade tem a
intenção de proporcionar aos alunos um melhor desenvolvimento dos valores que regem a
vida em sociedade. Como aporte teórico temos Johan Huizinga com as questões
relacionadas ao jogo e Jorge Larossa abordando a experiência do vivido em ato, entre
outros que foram se constituindo ao longo da pesquisa. Elucidando a parte metodológica, o
enfoque fica por parte da entrevista narrativa que se alimenta dos escritos de Iduína
Chaves, estas entrevistas foram realizadas com dois alunos do ensino médio da escola
supracitada. Na análise das entrevistas, percorremos os caminhos e a busca das palavras
comuns, mais fortes e recorrentes nas falas dos alunos ouvidos, assim surge, juntamente
com Alberto Felipe (2004), o que ele denomina de ideias-força da pesquisa, a saber:
alegria, amizade, união e respeito. Tais ideias-força nos remete a possibilidade de uma
Educação Física escolar imbricada com os Jogos Estudantis indo além da disputa das
modalidades esportivas somente, ou seja, permitindo a apreensão dos valores vividos em
sociedade e contribuindo de maneira relevante na formação integral destes alunos.