• português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Ciências da Saúde
  • View Item
  •   DSpace Home
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Ciências da Saúde
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Educação Física Escolar: O que nos narram os alunos do Colégio Estadual Professora Vera Lucia Tavares Romão sobre os jogos estudantis do município de Duque de Caxias.

Thumbnail
View/Open
Andreia Teixeira Lopes.pdf (1.162Mb)
Date
2018-12-14
Author
Lopes, Andreia Teixeira
Metadata
Show full item record
Abstract
A pesquisa em tela é proveniente da participação de um grupo de alunos do ensino médio do Colégio Estadual Professora Vera Lucia Tavares Romão nos Jogos Estudantis que foram realizados no município de Duque de Caxias. Tal envolvimento nesta atividade tem a intenção de proporcionar aos alunos um melhor desenvolvimento dos valores que regem a vida em sociedade. Como aporte teórico temos Johan Huizinga com as questões relacionadas ao jogo e Jorge Larossa abordando a experiência do vivido em ato, entre outros que foram se constituindo ao longo da pesquisa. Elucidando a parte metodológica, o enfoque fica por parte da entrevista narrativa que se alimenta dos escritos de Iduína Chaves, estas entrevistas foram realizadas com dois alunos do ensino médio da escola supracitada. Na análise das entrevistas, percorremos os caminhos e a busca das palavras comuns, mais fortes e recorrentes nas falas dos alunos ouvidos, assim surge, juntamente com Alberto Felipe (2004), o que ele denomina de ideias-força da pesquisa, a saber: alegria, amizade, união e respeito. Tais ideias-força nos remete a possibilidade de uma Educação Física escolar imbricada com os Jogos Estudantis indo além da disputa das modalidades esportivas somente, ou seja, permitindo a apreensão dos valores vividos em sociedade e contribuindo de maneira relevante na formação integral destes alunos.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/1059
Collections
  • Ciências da Saúde

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

LoginRegister

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV