Produção de um roteiro experimental como ferramenta pedagógica para o ensino de Eletroquímica.
Visualizar/ Abrir
Data
2018-07-04Autor
Dias, Lucas Ferreira da Silva
Metadata
Mostrar registro completoResumo
É relatado na literatura que os alunos, de um modo geral, apresentam
dificuldades de compreender os conceitos utilizados em Eletroquímica, uma vez que
as reações de ganho e perda de elétrons são muito abstratas para os discentes.
Assim, nesse trabalho, buscou-se relacionar os conceitos teóricos de Eletroquímica,
através da realização de uma aula experimental, onde foi possível a visualização
dos processos de oxidação e redução, durante a realização da mesma. O
experimento consistiu na imersão do Ferro em solução de HCl com o uso de um
inibidor natural produzido através do extrato da casca da abóbora moranga. O
inibidor natural foi utilizado por apresentar menor toxicidade quando comparados
com outros inibidores, sendo ambientalmente amigáveis e ainda agindo de forma a
reduzir a oxidação do Ferro. Para auxiliar a realização da aula experimental foi
produzido um roteiro com a finalidade de abordar a problemática e os conceitos
envolvidos na temática corrosão como pilhas e reações oxidação e redução e
observar se os alunos seriam capazes de fazer relação com esses conceitos em seu
cotidiano. Observou-se a partir do roteiro e do experimento que a maioria dos alunos
compreendeu os conceitos que foram abordados e conseguiram relaciona-los com o
seu dia a dia, de forma que a maioria das respostas foram bem concisas.