Aplicação de estatísticas para análises de resultados em Química Analítica Quantitativa: utilização de tema gerador
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo apresentar os resultados obtidos em um projeto de pesquisa multidisciplinar desenvolvido no curso técnico de Química do nstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, campus Duque de Caxias. O uso de um tema gerador é uma maneira de aproximar saberes distintos , mas interligados. Assim, a proposta deste trabalho aborda a aplicação da Estatística Descritiva em Química Analítica Quantitativa usando o tema de controle de qualidade e toxicologia na indústria farmacêutica. O trabalho parte desde a concepção e elaboração de um material didático adequado contemplando ambas as disciplinas, bem como tópicos de apoio às questões de controle de qualidade até a sua aplicação em sala de aula. Diante deste cenário, propôs-se um projeto de pesquisa, que se constitui na criação de um material que envolve ambas as disciplinas, onde foram aplicadas questões envolvendo as duas disciplinas simultaneamente. A primeira etapa realizou-se com a aplicação de questões cuja ênfase era a estatística por serem aplicadas na disciplina de Tratamentos de Dados. No entanto, utilizou-se exemplos e situações cotidianas de Química Analítica, relacionadas às práticas realizadas pelos estudantes em laboratório. As questões foram também contextualizadas com a profissão Auxiliar de Controle e Farmacêutico Toxicológico, relacionando os exemplos com uma profissão possível para o técnico em química e na qual o conhecimento de tratamento de dados é indispensável. A asegunda etapa realizou-se na turma de Química Analítica Quantitativa. Estas questões foram adaptadas para se ter maior rigor em Química Analítica, contudo, sem mudar os contextos. Espera-se que, com estte trabalho, o estudante amplie a capacidade de resolução de problemas cotidianos, desenvolva criatividade e senso crítico, além de desenvolver o interesse do mesmo pela Estatística Descritiva, que é vista, erroneamente, como um conjunto de fórmulas matemáticas sem aplicação a situações práticas na vida acadêmica ou profissional do mesmo.