• português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
  • Ciências Exatas e da Terra
  • View Item
  •   DSpace Home
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
  • Ciências Exatas e da Terra
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Aplicação de estatísticas para análises de resultados em Química Analítica Quantitativa: utilização de tema gerador

Thumbnail
View/Open
Jennifer Marcellos Tinti.pdf (50.68Mb)
Date
2018-12-12
Author
Tinti, Jenniffer Marcellos
Metadata
Show full item record
Abstract
O presente trabalho tem por objetivo apresentar os resultados obtidos em um projeto de pesquisa multidisciplinar desenvolvido no curso técnico de Química do nstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, campus Duque de Caxias. O uso de um tema gerador é uma maneira de aproximar saberes distintos , mas interligados. Assim, a proposta deste trabalho aborda a aplicação da Estatística Descritiva em Química Analítica Quantitativa usando o tema de controle de qualidade e toxicologia na indústria farmacêutica. O trabalho parte desde a concepção e elaboração de um material didático adequado contemplando ambas as disciplinas, bem como tópicos de apoio às questões de controle de qualidade até a sua aplicação em sala de aula. Diante deste cenário, propôs-se um projeto de pesquisa, que se constitui na criação de um material que envolve ambas as disciplinas, onde foram aplicadas questões envolvendo as duas disciplinas simultaneamente. A primeira etapa realizou-se com a aplicação de questões cuja ênfase era a estatística por serem aplicadas na disciplina de Tratamentos de Dados. No entanto, utilizou-se exemplos e situações cotidianas de Química Analítica, relacionadas às práticas realizadas pelos estudantes em laboratório. As questões foram também contextualizadas com a profissão Auxiliar de Controle e Farmacêutico Toxicológico, relacionando os exemplos com uma profissão possível para o técnico em química e na qual o conhecimento de tratamento de dados é indispensável. A asegunda etapa realizou-se na turma de Química Analítica Quantitativa. Estas questões foram adaptadas para se ter maior rigor em Química Analítica, contudo, sem mudar os contextos. Espera-se que, com estte trabalho, o estudante amplie a capacidade de resolução de problemas cotidianos, desenvolva criatividade e senso crítico, além de desenvolver o interesse do mesmo pela Estatística Descritiva, que é vista, erroneamente, como um conjunto de fórmulas matemáticas sem aplicação a situações práticas na vida acadêmica ou profissional do mesmo.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/1038
Collections
  • Ciências Exatas e da Terra

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

LoginRegister

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV