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Micro-ondas doméstico: uma alternativa verde às aulas práticas de química orgânica.

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Ver/
Bianca Bassetti e Silva.pdf (2.011Mb)
Fecha
2018-07-04
Autor
Silva, Bianca Basset e
Metadatos
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Resumen
As aulas experimentais são de grande importância no processo de ensinoaprendizagem, principalmente tratando-se do ensino de ciências, e delas a química talvez seja a área com maior necessidade de aplicação de experimentos para o aprendizado do educando, onde as aulas práticas tornam-se complemento das aulas teóricas. É sabido que uma adversidade recorrentemente declarada por professores é a baixa carga horária disponível além de inúmeros problemas de infraestrutura envolvidos na aplicação de aulas práticas, fato que prejudica de forma significativa a formação dos alunos e limita seu acesso ao saber. Existem experimentos muito relevantes à formação de alunos que necessitam de muitas horas para serem realizados, tornando também maiores os gastos energéticos necessários para sua aplicação, gastos estes que acarretam também em outra significante problemática que é o impacto ambiental por eles causado, tornando assim este problema ainda maior. Sendo assim, este trabalho objetiva desenvolver propostas de aulas práticas com a utilização do aparelho de micro-ondas doméstico como alternativa para diminuição do tempo reacional bem como aumento de rendimento e diminuição da quantidade de reagentes necessários além da busca por eficiência energética. Tendo em vista que a utilização deste aparelho nas aulas práticas é uma possível solução à situação apresentada, pois este pode modificar as condições reacionais. Fato que se comprova através de pesquisas bibliográficas onde o micro-ondas demonstra poder otimizar o tempo no laboratório, diminuindo o impacto ambiental e econômico causado pelo alto gasto de energia. Palavras-chave: Micro-ondas. Química Verde. Ensino de Química. Química
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/1011
Colecciones
  • Ciências Exatas e da Terra

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