Micro-ondas doméstico: uma alternativa verde às aulas práticas de química orgânica.
Abstract
As aulas experimentais são de grande importância no processo de ensinoaprendizagem, principalmente tratando-se do ensino de ciências, e delas a química
talvez seja a área com maior necessidade de aplicação de experimentos para o
aprendizado do educando, onde as aulas práticas tornam-se complemento das
aulas teóricas. É sabido que uma adversidade recorrentemente declarada por
professores é a baixa carga horária disponível além de inúmeros problemas de
infraestrutura envolvidos na aplicação de aulas práticas, fato que prejudica de forma
significativa a formação dos alunos e limita seu acesso ao saber. Existem
experimentos muito relevantes à formação de alunos que necessitam de muitas
horas para serem realizados, tornando também maiores os gastos energéticos
necessários para sua aplicação, gastos estes que acarretam também em outra
significante problemática que é o impacto ambiental por eles causado, tornando
assim este problema ainda maior. Sendo assim, este trabalho objetiva desenvolver
propostas de aulas práticas com a utilização do aparelho de micro-ondas doméstico
como alternativa para diminuição do tempo reacional bem como aumento de
rendimento e diminuição da quantidade de reagentes necessários além da busca
por eficiência energética. Tendo em vista que a utilização deste aparelho nas aulas
práticas é uma possível solução à situação apresentada, pois este pode modificar
as condições reacionais. Fato que se comprova através de pesquisas bibliográficas
onde o micro-ondas demonstra poder otimizar o tempo no laboratório, diminuindo
o impacto ambiental e econômico causado pelo alto gasto de energia.
Palavras-chave: Micro-ondas. Química Verde. Ensino de Química. Química