Buscar
Itens para a visualização no momento 1-10 of 15
Do átomo filosófico ao científico: um recurso didático adaptado para alunos com deficiência visual
(IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS, 2022-02-04)
A invisibilidade das pessoas com deficiência é notória desde os tempos antigos.
Muitas culturas compreendiam a deficiência como uma "aberração" resultado de um
castigo divino. Apesar de atualmente existirem diversas leis, ...
Química verde em métodos sintéticos: aplicação de novas metodologias experimentais na formação de professores de Química
(IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS, 2018-07-05)
Os primeiros relatos de degradação do meio ambiente começaram descrevendo
problemas locais, pontuais. Hoje, o ser humano pode notar que os problemas
pontuais já são problemas em comum, com dimensões globais. É ...
Divulgação científica na formação inicial de professores: um estudo sobre disciplinas do curso de licenciatura em química do IFRJ campus Duque de Caxias.
(IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS, 2022-02-14)
A divulgação dos conhecimentos científicos e tecnológicos contribui, em diferentes
aspectos, para a reflexão social dos indivíduos, fomentando o seu arcabouço
informativo, científico e cultural. Ainda que sem a intenção ...
Elaboração de apostila como um material didático interdisciplinar para o ensino médio utilizando o lixo eletrônico como tema gerador.
(IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS, 2018-06-14)
A educação brasileira iniciouse no processo de catequização indígena carreando
por muito tempo características de que o professor seria o detentor do conhecimento
que seria depositado no aluno, e, como consequência, ...
Determinação de ânions: construção de uma ferramenta interativa para auxiliar nas aulas de química analítica qualitativa experimental.
(IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS, 2021-06-16)
As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) são ferramentas que
utilizam sinais digitais que convertem uma informação em dados binários e vice-
versa. O uso de TDIC pode tornar mais dinâmico o processo ...
Pelo não silenciamento: ecoar das vozes de futuros professores de química sobre a educação de jovens e adultos.
(IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS, 2021-10-13)
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) ocupa lugar marginalizado em muitas
formações acadêmicas, inclusive na formação de futuros professores de Química.
Tendo como premissa a importância de se refletir sobre esse assunto ...
A inclusão no currículo do IFRJ: uma análise da trajetória formativa dos futuros professores de química
(IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS, 2018-12-13)
São poucos os trabalhos acadêmicos que correlacionam o Ensino de Química
à Educação Inclusiva, principalmente quando se fala em propor metodologias
diferenciadas, que tornem as aulas inclusivas para que se adéquem ...
Análise da percepção de estudantes de um pré-vestibular social sobre o ensino de química na educação básica.
(IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS, 2021-01-18)
A qualidade da Educação Básica possui um grande impacto na vida escolar de
alunos e quando estes decidem ingressar em um curso superior, a falta de
embasamento pode gerar um empecilho na jornada destes estudantes. ...
Racismo, ensino superior e formação de professores: considerações sobre ciência e negritude.
(IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS, 2021-02-22)
O presente trabalho analisa as implicações raciais na percepção sobre ciência e
representatividade dos alunos do curso de Licenciatura em Química no Instituto
Federal de Ciência e Tecnologia (Duque de CaxiasRJ), na ...
Estudo de caso na área de ensino de metrologia básica aplicado ao ensino médio técnico em química.
(IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS, 2020-02-19)
Atualmente, segundo Baker (2016), há uma “crise de reprodutibilidade” nos
resultados científicos. Embora afirme que a Química é uma das áreas mais
confiáveis, ainda há uma parcela de publicações que apresentam baixa ...