Navegação por autor "Friedrich, Margarete Pereira"
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Conhecer para conservar: propostas de aulas de campo como estratégia de educação ambiental na Lagoa de Araruama
Uber, Luísa Rieth (IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2022)A Educação Ambiental tem como objetivos a conscientização e a sensibilização sobre o ambiente, através da aquisição de experiências e formação de conheicmentos que estimulem a participação ativa da comunidade na formulação ... -
Jogo digital interdisciplinar: matemática e educação ambiental: uma produção na plataforma Scratch
Santos, Julia André dos (IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2023)A proposta dessa pesquisa foi a criação de um jogo educativo digital utilizando os conceitos dos números inteiros associados com a temática da Educação Ambiental, para o Ensino Fundamental 2. Para análise do jogo, foi ... -
Scratch e sala de aula invertida: estratégias de gamificação e metodologias ativas em aulas de redação no ensino médio
Silva, Bárbara Pereira da (IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2023)À luz das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no processo educacional, faz-se necessária a implementação de metodologias ativas na educação básica que propiciem o protagonismo do aluno no processo de ... -
O Scratch para a promoção do pensamento criativo na educação formal: um guia prático
Santos, Luana Costa (IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2023)O Scratch é a 24o linguagem de programação mais utilizada no mundo, criada por um grupo de pesquisa do MIT. Essa linguagem, baseada em blocos de programação, foi desenvolvida para permitir a elaboração de animações, ... -
Super Trunfo Manguezal: o uso de jogos como ferramenta pedagógica no ensino de ciências
Coelho, Rafaela de Sá (IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2022)Ao reconhecermos as dificuldades apresentadas no cenário educacional, vê-se com bons olhos a busca de novas propostas metodológicas. Dessa maneira, o presente trabalho teve como objetivo principal a produção de um jogo ...